Desde a liberação das últimas Notas Técnicas, 2015/002 e 2015/003, onde existe a legislação para ser impresso novos dados nas Informações Complementares (Partilha do ICMS e Fundo de Combate à Pobreza), recebemos diversas solicitações de nossos clientes desejando terem a liberdade de alterar os textos e informações impressas neste campo (infCpl).

As Notas Técnicas, não especificam como os novos textos contidos nas informações complementares devem ser impressos, elas simplesmente dizem que essa informação DEVE existir:

NT 2015/003 v1.60, página 19:

70. SOBRE O DANFE - Não haverá alteração no leiaute do DANFE, mas as empresas remetentes devem informar, no campo de “Informações Complementares”, os valores descritos no grupo de tributação do ICMS para a UF de destino.


No intuito de reduzir ao máximo o impacto em nossos clientes, todas os dados impressos no campo Informações Complementares , são de preenchimento automático do produto, ou seja, os valores de ICMS, Duplicatas, Observações do Fisco, as quebras de linhas e a própria continuação das informações complementares (que são impressas abaixo do item), é tudo configurado e realizado de forma automática, para que nossos clientes não precisem se preocupar com isto.

Porém, o impacto desta “facilidade” é o fato de não ser possível alterar os textos impressos.

Agora, a partir da versão 7.7.28.X do Componente NFe , será possível a alteração deste campo seguindo o passo a passo mostrado aqui. Porém, deixamos claro que, seguindo o passo a passo, toda automatização das informações complementares acabará, ou seja, o cliente fica com toda a responsabilidade dos dados impressos nela.


Passo a Passo:

  • Entre na edição do DANFE:

Tela de edição do DANFE

  • Clique na aba Cálculo e no item Objetos Relatórios , clique no componente DBMemoObs :

  • Em Eventos para DBMemoObs , clique com o botão direito do mouse em “ OnGetMemo ” e clique em Novo :

  • Na procedure criada, deve ser adicionado o texto e os valores desejados dos campos das Informações Complementares. O código deve ser seguido dos caracteres “ Chr(13) ” para forçar a quebra de linha.
    • Exemplo de código adicionando os campos de partilha e fundo de combate à pobreza:
 
  DBMemoObs.lines.add('Mensagem Personalizada 1: ' + Dados['vFCPUFDest'] +  Chr(13)+ 'Mensagem Personalizada 2: ' + Dados['vICMSUFDest'] +  Chr(13)+ 'Mensagem Personalizada 3: ' + Dados['vICMSUFRemet']);   

  • Neste momento, na impressão do DANFE, no bloco das Informações Complementares sairá SOMENTE as informações adicionadas no DBMemoObs.lines.add , a impressão do bloco ficará desta maneira:

  • Para retirar a personalização e voltar a ter os dados das Informações Complementares automático, basta voltar na aba Cálculo , clicar com o botão direito no evento OnGetMemo do objeto DBMemoObs e ir na opção “ Excluir ”:

Assim, o campo Informações Complementares, passa a receber os valores padrões vindos do Componente NFe.


Voltamos a frisar que não recomendamos esta alteração, pois existem diversas legislações definindo O QUE e COMO deve ser impresso os dados nas Informações Complementares e a Tecnospeed já se responsabiliza por esta impressão adequada e correta de maneira automática.