​Depois que a Sefaz inativou o WebService de download de NFe, surgiram várias dúvidas quanto ao download do XML autorizado.
Quer uma notícia boa? Agora você vai esclarecer todas elas!

Qual Tecno Solução você utiliza?


Componente NF-e

O método de Download foi substituído pelo ConsultarDistribuicaoDFeChave . O nome é diferente, mas o funcionamento é basicamente o mesmo! E le espera como parâmetro algumas informações bem simples:

  • Código da UF onde a NFe foi autorizada,
  • CNPJ do emitente
  • Chave da NFe.

Se tudo correr bem, o retorno vai ser o XML completo da NFe autorizada que, além de chegar como resposta da consulta, vai ser gerado no caminho configurado para a propriedade DiretorioDownload .


Manager eDoc ou SaaS  

Se você utiliza o Manager eDoc , Basta gerar um arquivo txt , na pasta de envio, com os parâmetros:

  • documento recebendo o valor " dfe "
  • chavenota  recebendo a chave da NFe que você precisa consultar,

Este material explica em detalhes o procedimento.

Se você usa o Manager SaaS , os parâmetros são os mesmos, a diferença está apenas na integração, que é feita via requisição HTTP com a rota de envio, da forma descrita no material mencionado anteriorente.


 

"Mas o retorno não me trouxe o XML completo da NFe autorizada!"

Keep Calm:  Isso aconteceu porque você ainda não manifestou a operação com ciência ou confirmação e, infelizmente, a Sefaz só disponibiliza para você o resumo da NFe " <resNFe ..." enquanto isso.

Para resolver este problema você precisa apenas enviar um evento para a Sefaz que indique que você tem ciência ou que confirma a operação referente à chave que está consultando.

Para mais detalhes sobre a manifestação, dá uma olhada neste material que nós fizemos.