O que é o Evento Prévio de Emissão em Contingência (EPEC)? 

O EPEC é uma das alternativas de emissão da NF-e em contigência, que é a possibilidade de solicitar um registro do Evento Prévio de Emissão em Contingência (EPEC) anterior à emissão do documento em si. Este, por sua vez, irá conter os dados reduzidos de um documento fiscal (CTe, NFe, NFCe), que estarão presentes no Manager eDoc, e utilizam a mesma interface para emissão envio e impressão.

Como funciona no Manager eDoc?

A Autorização de um EPEC, permite a impressão do DANFE, DACTE e DANFCE referente à cada documento utilizado no Manager eDoc. Tendo a condição de envio deste documento posteriormente à SEFAZ.

 

Passo a passo de integração

1° Passo - Para o envio é, mudar o modo de emissão do Manager eDoc para EPEC via WebGUI ou pela pasta modo:

Pela pasta modo basta colocar um arquivo com o conteúdo.
modo=EPEC

 

2° Passo - Criar um XML ou TX2 de envio normal, se atendando à suas peculiaridades na geração do arquivo. Em resumo o que os documentos NFe,CTe e NFCe tem em comum são:

TpEmiss   - Tipo de Emissão do documento.
XJust        - É a justificativa de entrada em contingência.
DhCont     - É referente à data e hora da emissão em contingência.

O restante do arquivo é idem à um TX2/XML de autorização normal, segue em anexo ao post exemplos de TX2 de cada documento.

 

3° Passo - Depositar este arquivo gerado, na pasta de envio respectiva ao documento que estiver integrando.

 

4° Passo - O Manager eDoc irá enviar o EPEC ao Ambiente Nacional, e esta nota ficará com situação "ENVIADA".

Evento registrado, mas não vinculado ao documento.

Quando a nota estiver com situação "ENVIADA" no modo EPEC, é possível imprimir e conferir detalhadamente ná página de eventos referente à nota.
A partir deste ponto, tem 7 dias para resolver esta nota no modo "NORMAL", ou seu envio de EPEC é bloqueado pela SEFAZ AN.

 

5° Passo Após normalizado os serviços da SEFAZ Autorizadora da UF, esta nota que com situação "ENVIADA" precisa ser resolvida ou seja, precisa ser enviada no modo  NORMAL, para que os servidores da SEFAZ AN sincronize com a SEFAZ da UF e vincule o evento ao documento.

Alterar o modo de envio do Manager eDoc pra Normal, pela WebGUI ou pela pasta modo:

Para alterar modo pela pasta, basta colocar um arquivo neste formato:
modo=NORMAL

 

6° Passo - Resolver a nota que está com situação "ENVIADA", pela interface Web ou pela pasta resolve:

Resolver nota utilizando pasta.
chavenota=0000000000000000000000000000000000000000000

 

7° Passo - Caso o arquivo de envio esteja totalmente de acordo e for aceito, será Autorizado.

OBS: Caso esta nota seja REJEITADA na hora de resolver, ela precisa ser descartada e enviada novamente com a mesma chave de acesso,  pois ela tem um evento vinculado à esta chave, a falta de envio desta nota resultará no bloqueio de envio de EPECs, até a resolução da mesma.


Segue links abaixo com detalhes que são utilizados nos nossos componentes e podem ser utilizados como base:

Links:   NFe     CTe     NFCe