Consulta distribuição DF-e componente CT-e, o que é e como utiliza-la.

É um serviço que disponibilizará para os atores do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) informações e documentos fiscais eletrônicos de seu interesse. A distribuição será realizada para emitentes, destinatários, informados no conteúdo do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

O Componente CT-e foi compatibilizado com a  NT2015.002   onde é comunicado a implantação do Web Service de Distribuição de DF-e de Interesse dos Atores do  CT-e. Este serviço permite que um ator do CT-e seja ele emitente, destinatário,  tenha acesso a documentos fiscais eletrônicos e, informações resumidas que não tenham sido gerados por ele e que sejam de seu interese.  

A utilização deste serviço pelo componente spdCTe se dá através de um novo método, que está disponível em todas as interfaces públicas e distribuições (dcu, lib e activex) do mesmo.

Nome da método:

  • ConsultarDistribuicaoDFe

Parâmetros:

  • aCodigoUF    (Código da UF do ator)

  • aCNPJCPF   (CNPJ ou CPF do interessado no DF-e)

  • aNSU   (Número sequencial único a ser consultado)

  • aTipoNSU   (Tipo do NSU, específico ou último)

    • nkEspecifico   ou   nkUltimo

NSU: O Número Sequencial Único é gerado pela Sefaz para os interessados nos Documentos Fiscais (emitentes, destinatários, transportadores e terceiros).  A partir dele é possível que esses interessados tenham acesso a Eventos, Resumo de CT-es Completos.

nkEspecifico: Número Sequencial Único. Geralmente esta consulta será utilizada quando identificado pelo interessado um NSU faltante. O Web Service retornará o documento ou informará que o NSU não existe no Ambiente Nacional. Assim, esta consulta fechará a lacuna do NSU identificado como faltante.

nkúltimo: Último NSU recebido pelo ator. Caso seja informado com zero, ou com um NSU muito antigo, a consulta retornará unicamente as informações de documentos fiscais eletrônicos que tenham sido recepcionados pelo Ambiente Nacional nos últimos 3 meses.

Retorno   :

  • É retornado um Xml contendo os documentos (Compactados em base64) de interesse do ator, exemplo em anexo.

 

 
  procedure TFrmExemplo.BtConsultarDfeClick(Sender: TObject);
var
  _returnValue: string;
begin
  try
    _returnValue := CTe.ConsultarDistribuicaoDFe(IntToStr(CTe.ObterCodigoUF(edUF.Text)), edtCNPJ.Text , EdtNsu.text, TNSUKind(RgNsu.ItemIndex));
  except
    raise ;
  end;
end;   

Maiores informações a respeito do  webservice  de distribuição DFe podem ser encontradas na  NT2015.002 .

Para que possamos implementar a consulta basta chamar o método  ConsultarDistribuicaoDFe  , sendo obrigatório informar apenas código UF e CNPJ/CPF, podendo também consultar um determinado  NSU  ou a partir do último  NSU .

Para complementar o método  ConsultarDistribuicaoDFe  que retorna o XML contendo os documentos de interesse do ator compactados deve ser utilizado o método  TratarXMLRetornoDFe.  Esse método recebe o XML de retorno da consulta DFe e faz o tratamento de cada XML compactado e o retorna na pasta definida na propriedade  DiretorioXmlTomadorServico .

Segue abaixo a assinatura do método e um exemplo de sua utilização:

Nome da método:

  • TratarXMLRetornoDFe

Parâmetros:

  • aXML ( XML de retorno da consulta de DFe)

Retorno:

  • Arquivos dos XML´s dos CTe´s (Sem compactação) na pasta definida na propriedade. 
 
  procedure TFrmExemplo.BtConsultarDfeClick(Sender: TObject);
var
  _returnValue: string;
begin
  try
    _returnValue := CTe.ConsultarDistribuicaoDFe(IntToStr(CTe.ObterCodigoUF(edUF.Text)), edtCNPJ.Text , EdtNsu.text, TNSUKind(RgNsu.ItemIndex));
    CTe.TratarXMLRetornoDFe(_returnValue);
  except
    raise ;
  end;
end;   

 

Configurando certificado por arquivo pfx                                   Sumário                                 Logs e Mensagens

Arquivos para download