Sefaz Virtual de Contingência – é alternativa de emissão de NF-e  quando está ocorrendo algum problema no web-service da sefaz. 

Nesta modalidade de contingência o DANFe pode ser impresso em papel comum e não existe necessidade de transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando cessarem os problemas técnicos que impediam a transmissão.

A utilização da SVC depende de ativação da SEFAZ de origem, o que significa dizer que a SVC só entra em operação quando a SEFAZ de origem estiver com problemas técnicos que impossibilitam a recepção da NF-e.

Existem dois web-services para o SVC, que seria o SVC-AN e SVC-RS. Cada estado utiliza um destes dois web-services para realizar a emissão em contingência.

Lista com as UF’s que utilizam cada SVC:

> UF que utilizam a SVC-AN  - Sefaz Virtual de Contingência Ambiente Nacional: AC, AL, AP, DF, ES, MG, PB, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

> UF que utilizam a SVC-RS  - Sefaz Virtual de Contingência Rio Grande do Sul: AM, BA, CE, GO, MA, MS, MT, PA, PE, PI, PR


Emissão de notas em contingência SVC

Para realizar a emissão em contingência SVC utilizando o  Manager EDoc , é necessário alterar o modo de emissão do Manager EDoc (onde o mesmo pode ser realizado via interface web, requisição HTTP e por pasta)

Interface web

Na interface web do Manager EDoc, deve selecionar no canto inferior direito, o modo de emissão correspondente a UF de emissão


Requisição HTTP

Método: GET

Rota: /ManagerAPIWeb/nfe/modo

Exemplo de requisição

Exemplo de requisição SVCRS.JPG

http://localhost:8081/ManagerAPIWeb/nfe/modo?grupo=edoc&cnpj=08187168000160&Modo=SVCRS

Integração por pasta

Basta gerar um arquivo de texto na pasta modo do diretório monitorar(exemplo de diretório - C:\Program Files (x86)\Manager eDoc\Monitorar\edoc\NFe\08187168000160\modo) com o campo modo= (Deve ser preenchido com o modo SVC correspondente - SVCRS ou SVCAN)

Após definido o modo de emissão, você deve realizar as seguintes alterações em seu arquivo de envio.


Arquivo Tx2

No campo tpEmis_B22 você deverá preencher com o valor correspondente ao tipo de emissão desejado.

6 - Contingência SVC-AN (SEFAZ Virtual de Contingência do AN);

7 - Contingência SVC-RS (SEFAZ Virtual de Contingência do RS);

E então adicionar os campos seguintes campos ao arquivo de envio.

dhCont_B28      (Data e Hora da entrada em contingência - Deve ser preenchido no formato UTC (Universal Coordinated Time): AAAA-MM-DDThh:mm:ssTZD)

xJust_B29         (Justificativa da entrada em contingência - Deve possuir no mínimo 15 caracteres).


OBS:   Em anexo, arquivos de exemplo.

Arquivos para download