Em alguns casos de erro de envio do CFeSAT, o retorno vindo do aparelho, é o misterioso " Erro Desconhecido ".

Geralmente, esse erro ocorre por dois motivos: Falha de esquema no arquivo XML ou falha de comunicação com o aparelho SAT.

O ponto mais eficiente a se atacar primeiro, seria a verificação da falha de esquema e para isso, vamos precisar pegar o arquivo do XML de envio do SAT. O arquivo possui o sufixo "-env-cfe.xml".
No NeverStop, a primeira forma de localizar o XML de envio é verificar se a opção "Salvar arquivos de envio" está marcada. Essa opção fica na aba de "Configurações do NeverStop", como apresentada na imagem a seguir.

 

 

Se ela estiver marcada, você pode pegar esse arquivo no diretório configurado em "Diretório Backup Geral". Se a opção "Salvar arquivos de envio" estiver desmarcada, você vai precisar pegar o XML, dentro da pasta de logs que fica no diretório de instalação do NeverStop, na pasta resources. No caso do nosso ambiente de testes, o caminho é o seguinte: C:\Program Files (x86)\ManagerNeverStop\resources\logs

Com posse do XML de envio do CFeSAT, você vai precisar validar ele no validador do XML. Para isso, podemos utilizar o validador de XML da Tanca, que é nossa parceira. Ele valida todos os XML de envio, independente marca do equipamento no qual ele foi gerado. Nesse post , nós explicamos como conseguir o validador (fique tranquilo, é gratuito, leve e nem precisa instalar) e como realizar a validação.

Se a validação do XML retornar "OK", então o problema pode ser na conexão com o aparelho SAT. Os passos são os seguintes:
- Abra o aplicativo de ativação do fabricante (geralmente ele se encontra na área de trabalho) e tente realizar os testes fim a fim. Esse teste vai verificar se a comunicação está normal entre a máquina e o aparelho.
Se o retorno do teste também for "Erro Desconhecido", o recomendável é que se entre em contato com o suporte da fabricante para que possam verificar o problema da conexão.

- Quando os testes pelo aplicativo retornam sucesso, temos que verificar a DLL de comunicação, a porta de comunicação e versões do Java e do NeverStop.

DLL : Acesse o portal da fabricante e realize o download a DLL do aparelho SAT utilizado no cliente e reconfigure a DLL no NeverStop. A DLL deve ser colocada na mesma pasta onde se encontra o exe do NeverStop. Verifique se essa pasta possui permissão total de acesso e que ela também não esteja sob verificação do antivírus;

PORTA : Tente desligar o aparelho e trocar a porta USB em que ele está conectado à máquina. Se possível, tente reiniciar a máquina também.

VERSÕES : Verifique se o NeverStop e o Java estão atualizados. A versão do NeverStop é vísível na área de cabeçalho do aplicativo, quando está aberto. A versão do Java pode se verificar no painel de controle da máquina. Caso precise atualizar o NeverStop, você pode baixar a versão atualizada na nossa área restrita

Obs: ao tentar realizar os testes de comunicação pelo NeverStop, finalize a aplicação do fabricante, pois ela mantem a porte de comunicação ocupada, o que impede o funcionamento correto da comunicação pelo NeverStop.

Algumas marcas possuem algumas particularidades para que a comunicação funcione sem problemas;
Dimep : juntamente com a DLL de comunicação, deve-se colocar a zlib.dll e no NeverStop, colocar ambas junto com o exe.
Elgin : juntamente com a DLL de comunicação, deve-se colocar a zlib.dll e no NeverStop, colocar ambas junto com o exe.
Bematech : essa marca possui um arquivo de configuração chamado bemasat.xml. Se você utiliza o nosso componente, ele estará nas pastas de instalação da bematech, se usa o NeverStop, ele estará junto com o exe do NeverStop. Edite esse arquivo e vai encontrar uma opção de configuração de porta. A porta COM configurada nesse arquivo, deve ser a mesma na qual o equipamento está conectado (é possível confirmar a porta USB do aparelho, pelo gerenciamento do computador).