O 4º TecnoUpdate foi realizado no final da semana passada, em São Paulo, e contou com a presença de diversas empresas, que foram em busca de novidades do mundo empresarial e tecnológico e atualização sobre documentos fiscais eletrônicos. Foram dois dias de evento, com bastante informação e networking, troca de experiências e de opiniões.

TecnoUpdate

O primeiro dia começou com a palestra “Empresas 2.0: onde estamos, para onde vamos e como chegar lá?”, com Carlos Nepomuceno, doutor em Ciência da Informação. Nepomuceno esclareceu aos participantes que o mundo está entrando em uma nova era cognitiva, em um ambiente conectado, em rede, em que as pontas têm mais força que as lideranças isoladas. “A revolução cognitiva de hoje, com a Internet, tem impactos semelhantes na sociedade ao surgimento do livro impresso em 1450”, explicou. Para Nepomuceno, a empresa que não se der conta e se adequar a este novo mundo, está fadada a ficar para trás e perder mercado e competitividade.

TecnoUpdate empresas 2.0

Segundo Luciano Peçanha, participante do TecnoUpdate, da Softilux de Santa Catarina, a palestra de Nepomuceno foi excelente. “Excelente iniciativa. A visão abrangente do palestrante é excepcional, será muito bem aproveitado”, disse.

A palestra sobre o “TSDN: um novo canal de comunicação com os clientes TecnoSpeed”, com Rodrigo Palhano, Diretor Técnico da TecnoSpeed, que apresentou o portal corporativo da empresa aos participantes. “A TSDN é o novo canal de relacionamento com o cliente, que visa aproximar ainda mais a empresa de seu público e, mais que isso, criar uma rede de clientes que produzam conhecimento de forma colaborativa, em torno de um problema em comum, documentos fiscais eletrônicos, para benefício de toda a comunidade”, contou.

Rodrigo Ramalho, Gerente de Projetos da TecnoSpeed, apresentou no evento como fazer e o que são “Manuais de software proativos”. Segundo Ramalho, o maior desafio dos manuais de software é sua atualização e sua real utilização pelo usuário. “Através da documentação social providenciamos a nossos clientes um manual de fácil acesso, o que permite que eles contribuam para a geração de conteúdo, tirem suas dúvidas e obtenham o conhecimento da rede de usuários”, concluiu.

A palestra sobre NF-e 3.1, de Jonathan Santos, Gerente de Portfólio da TecnoSpeed, encerrou o dia, apresentando as novidades tecnológicas da Nota Fiscal Eletrônica, sob o tema “NF-e 3.1: Impactos da nova versão da Nota Fiscal Eletrônica”, que gerou bastante discussão entre os participantes sobre como seria esse novo versionamento da NF-e.

No segundo dia, Erike Almeida, Diretor Executivo da TecnoSpeed, e Augusto dos Santos, Consultor Contábil da TecnoSpeed, falaram sobre os “Riscos e obrigações da NF-e”, em uma palestra abrangente, falando sobre as determinações da lei e como minimizar os riscos de cair em um passivo fiscal. A palestra também abordou os aspectos legais dos eventos da NF-e, como o cancelamento.

TecnoUpdate Riscos e Obrigações da NF-e

NFC-e: uma revolução no varejo brasileiro

Newton Oller, líder do projeto nacional NFC-e, foi ao TecnoUpdate para esclarecer como funcionará a Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final e tirar dúvidas dos participantes sobre os impactos e as novas tecnologias presentes nesse novo documento fiscal eletrônico. Oller afirmou que a intenção do Fisco é permitir que a NFC-e conviva com as outras tecnologias existentes, como PAF-ECF e SAT. “A Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) surgiu como mais uma alternativa para o controle fiscal do varejo, não tendo o objetivo de ser a única solução ou ser de adoção obrigatória pelas Unidades Federadas. No modelo tributário brasileiro, cada Estado tem autonomia tributária para estabelecer as obrigações acessórias que julgar conveniente", completou.

TecnoUpdate NFC-e

Durante o evento foi feita uma demonstração de emissão de NFC-e ao vivo. Assista!

Acompanhe a evolução do projeto pela timeline da NFC-e administrada pela TecnoSpeed no Facebook.

O evento foi encerrado com a palestra sobre Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos, o MDF-e, sob o tema “Manifesto de Carga Eletrônico e seus impactos sobre NF-e e CT-e”, novo documento fiscal que vem para agilizar o transporte de cargas. Bruno Maestrello, Gerente Comercial da TecnoSpeed ministrou a palestra, apresentando aos participantes quais são as peculiaridades deste documento.

Novidade

Este ano, além de apresentar uma edição maior do evento, com dois dias de duração, a TecnoSpeed deixou aberta a pesquisa em tempo real, para que fosse medida a satisfação do público durante as palestras. As palestras em geral tiveram grande satisfação dos participantes, que as julgaram como “Ótimas” em sua maioria, em uma escala de Péssima a Ótima.

Cesily Fernandes Lima, da SPH Sistemas, um dos participantes, parabenizou a TecnoSpeed pelo evento. “Achei muito bacana conhecer parte da equipe da Tecnospeed, pessoas com as quais mantenho contato por e-mail / telefone, mas que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ressalto, ainda, que a vontade de participar deste evento sempre foi grande, mas que somente agora conseguimos realizar, e foi muito melhor do que eu esperava. Agora pretendo organizar ideias, discutir questões que captei no evento e tentar transformar em produtos/serviços ou, no mínimo, em aprendizado ou reflexões”, elogiou.

Veja as fotos no Facebook da TecnoSpeed .

TecnoSpeed TI

"Mais software, menos esforço."