Após inúmeras prorrogações, finalmente, o governo através da "presidenta" Dilma Rousseff, assinou o Decreto que institui o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhista - eSocial.

O Decreto 8373/14, que foi publicado no dia 11 de dezembro de 2014, vem a confirmar a expectativa de que, passados os eventos de Copa do Mundo e Eleições para presidente no país, teríamos novidades a respeito deste projeto, que se arrasta por anos e com tantas prorrogações, acabou caindo em descrédito com boa parte da população.

De todo modo, a teoria é uma coisa, e a prática é outra, muito diferente. Sendo assim, cabe a nós agora investigar e cobrar a divulgação dos padrões técnicos atualizados para integração, bem como endereço de webservices de testes, para que possamos realmente evoluir na implantação deste projeto.

O prazo para implantação do projeto ainda é tratado com cautela, visto que, este depende da publicação oficial do manual, bem como disponibilização do ambiente de testes, que poderá ocorrer ainda este ano. Sendo assim, o primeiro grupo de empresas, terá apenas 6 meses, após a publicação destes, para se adequar a nova obrigação. 

Caso deseje saber mais sobre essa publicação, você pode ler o decreto na íntegra através do l ink: 

http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/12/2014&jornal=1&pagina=4&totalArquivos=332

Aos desenvolvedores de software, vale ressaltar que, a Tecnospeed, está atenta as novidades do mundo fiscal eletrônico e assim como os demais projetos, também proverá um software de mensageria para este documento eletrônico.