Com o intuito de oferecer mais comodidade ao consumidor, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do Amazonas disponibilizou esta semana a consulta da Nota Fiscal Eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) por meio do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Assim, as NFC-es emitidas com o número do CPF do consumidor serão listadas no portal da NFC-e do estado. A consulta está disponível, também, para quem possui certificado digital.

CPF

Para ter acesso às notas emitidas, basta o consumidor realizar um breve cadastro no portal, na seção Consulte sua Nota. Ao final da operação, é enviada uma senha ao e-mail cadastrado. Após realizar o login, será disponibilizada, com detalhes completos, todas as notas fiscais eletrônicas emitidas para o CPF consultado.

A Sefaz informa, ainda, que o sistema também permite a impressão do documento. Com esse recurso, o consumidor não precisa mais guardar as notas em papel ou solicitar segunda via ao estabelecimento comercial, pois as informações estarão disponíveis a qualquer momento.

Fases

"Nesta primeira fase, a consulta está disponível para CPF de proprietários de veículos registrados no Detran/AM, que foi a base de dados utilizada pela SEFAZ para construir o sistema. Em breve o acesso estará liberado para o CPF de qualquer pessoa que realize compras acobertadas por notas fiscais eletrônicas no Estado do Amazonas", informa a Sefaz.

TecnoSpeed TI

"Mais software, menos esforço."