Não está fácil pra ninguém: bancos, desenvolvedores de software e usuários de boletos estão enfrentando dificuldades para se adaptar à nova plataforma. Com a opção de emitir boletos sem registro , em e-commerces por exemplo, o cliente poderia pagar o boleto imediatamente após a compra, e a venda somente era contabilizada após este pagamento.

 

Os bancos não precisavam de agilidade para validar e registrar as remessas recebidas, pois os boletos registrados eram utilizados apenas para operações onde o pagamento não precisava ser imediato.

 

Por essa razão, a maioria dos bancos realiza esse registro periodicamente , ou até mesmo uma única vez ao dia, o que impacta muito o processo de compra e pagamento principalmente no comércio eletrônico, mas também para vendas no balcão, pois a loja geralmente só poderá entregar o produto após o pagamento do boleto, que, dependendo do banco, pode ser liberado apenas no dia seguinte .

 

 

Processo manual

 

Além das dificuldades associadas à estrutura dos bancos, o processo de emissão de boletos registrados também é mais complexo para o cedente, isto é, quem emite o boleto. E por consequência, mais complexo para você, desenvolvedor de software.

 

É necessário enviar uma remessa de boletos para os servidores do banco, que deve validar, registrar os boletos na plataforma e, em seguida, retornar a informação sobre o status dos mesmos (registrado, pendente, vencido, etc.). Tudo isso deve ser feito manualmente, acessando o portal do banco, realizando upload dos arquivos de remessa e, posteriormente, o download dos arquivos de retorno também pelo portal.

 

 

Como implementar o Boleto Registrado no seu software

 

A adequação de um módulo de boletos não-registrados para a nova plataforma é bastante drástica, pois anteriormente não havia necessidade de comunicação. Assim sendo, a atualização exige tempo e mudanças de processos.

 

Para amenizar estes impactos, a  Tecnospeed  disponibiliza uma solução para geração de boletos de fácil integração e compatível com o novo modelo da Febraban, com diversos recursos, como:


Conheça a Solução Boleto da TecnoSpeed!