O modelo operacional utilizado para emissão de documentos fiscais eletrônicos em nível estadual ( NF-e , CT-e , NFC-e e MDF-e ), tem previsto a utilização de certificado digital, tanto por parte do contribuinte emissor, quanto por parte do servidor da Sefaz, que é o responsável pela autorização destes documentos eletrônicos.

Os certificados digitais, de modo geral, tem uma validade de um a três anos, conforme modelo e especificação do fabricante. Sendo assim, sempre que esta data de validade é atingida, se faz necessário executar a renovação do mesmo, para que os serviços que dependem deste recurso continuem operando normalmente.

A Secretaria de Fazenda do estado de São Paulo, informou que, está prestes a realizar a renovação do certificado do ambiente servidor do estado, responsável pela autorização específica do documento fiscal NFC-e. Com isso, o ambiente poderá ficar indisponível por um determinado período de tempo e sendo assim, os contribuintes que já estão emitindo este documento no estado e se depararem com este problema, devem optar pela emissão em contingência.  Não custa lembrar que, conforme legislação do estado de São Paulo, a contingência adotada em caso de emissão de NFC-e, deve ser o SAT CF-e.

Esta atualização deverá ocorrer no dia 08/06/2015 , ou seja, na próxima segunda-feira.

Alguns emissores precisam também realizar uma atualização na cadeia de certificado para poder continuar operando em conformidade com esta atualização. Para isso, a Sefaz disponibilizou o acesso ao download através do Portal da NFC-e .

Não fique de fora desta revolução que está acontecendo no varejo brasileiro com a NFC-e. Independente do seu estado, teste agora mesmo a emissão deste documento através do ambiente preparado para desenvolvedores de software.