O que são certificados digitais?

Certificados digitais são o equivalente eletrônico a documentos de identificação únicos e intransferíveis de uma entidade, seja ela física ou jurídica, como bilhetes de identidade, passaporte e cartões de associados. A identificação digital, como também é tratado o certificado digital, é  utilizada em transações eletrônicas para garantir a autenticidade da identidade das partes envolvidas.

Os certificados digitais vinculam uma identidade a um par de chaves eletrônicas que pode ser usado para criptografar e assinar informações digitais. Desta forma é possível aumentar a segurança das transações realizadas eletronicamente, já que o documento contém todas as informações sobre do titular mas é criptografado para que o acesso à essas informações fiquem condicionados à quem tem as chaves do documento.

Quem emite os certificados?

O documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, uma Autoridade Certificadora (AC). Uma Autoridade de Registro (AR) é responsável pela interface entre o usuário e a Autoridade Certificadora. Ou seja, a AC é a Autoridade com vínculo direto ao Comitê Gestor que estabelece as regras gerais do documento eletrônico, enquanto uma AR é quem vende os certificados de uma certa AC.

Quem pode utilizar certificados digitais?

Entidades físicas, jurídicas e suas ramificações, como microempresas. Para cada uma das entidades há necessidades de informações diferentes e por isso os documentos emitidos também diferem entre si. Além do tipo de entidade, os certificados também possuem validades e formatos diferentes. Os tipos disponíveis podem ser conhecidos através das Autoridades de Registro.

Onde os certificados devem ser utilizados?

Você pode utilizar um certificado digital para provar sua identidade ou seu direito a acessar informações ou serviços on-line. Esta ferramenta possibilita que transações com comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias e iniciativas de governo eletrônico sejam realizadas.

O governo tem cada vez tomado iniciativas para que todas as vias de relacionamento com os contribuintes seja realizada no ambiente eletrônico, aumentando e expandindo o portfólio de serviços que necessitam do certificado eletrônico dos seus contribuintes.

Quais tipos de certificados existem?

Fisicamente, existem 2 tipos de certificados eletrônicos: A1 e A3.

A1

Certificados digitais do tipo A1 compreendem em um arquivo eletrônico que pode ser gravado em mídias como CD e também instalados em uma ou mais de estações de trabalho. Tanto a chave pública quanto a chave privada (senha do certificado) são gravadas localmente. É o tipo de certificado mais barato pois não necessita de nenhuma mídia para ser utilizado e pode ser transportado facilmente, incluindo por meio eletrônico, sendo possível enviar para outras pessoas via internet e instalação e utilização em múltiplas instâncias ao mesmo tempo.

A3

Já os certificados digitais do tipo A3 ficam armazenados dentro de uma mídia como token (um tipo de pen drive) ou smart card. As chaves pública e privada do certificado são geradas dentro do dispositivo e acessado por um PIN específico da mídia em que está inserido o documento. Para sua utilização é necessário a posse do dispositivo físico, impossibilitando o uso em múltiplas instâncias em simultâneo ou envio eletrônico do arquivo.

 

Afinal, qual é a melhor opção?

Dizer que depende é clichê, mas é a mais pura verdade. Algumas perguntas podem ajudar na escolha:

  • Será necessário realizar diversas transações com o certificado por diferentes pessoas/máquinas em simultâneo?

 A1 podem ser utilizados em diferentes máquinas para realização de transações em simultâneo, já o A3 só pode ser utilizado em uma única máquina onde a mídia está.

  • Qual é a necessidade de transporte do certificado?

A1 podem ser enviados via internet e distribuídos em mídias como CD para instalação em diversos computadores. A3 precisam ser transportados fisicamente.

  • O prazo de vencimento é importante?

A1 costumam ter vencimento mais curto, sendo de 12 a 18 meses, enquanto o tipo A3 habitualmente tem vencimento em 36 meses.

Se você ainda continua com dúvidas ou quer saber mais informações sobre a nova parceria da TecnoSpeed para Certificados digitais, fique a vontade para nos contactar pelo canal www.tecnospeed.com.br e nossa equipe comercial terá prazem em apresentar-lhe mais informações!