No programa  Café com o Contador de abril de 2018, o Consultor Tributário da TecnoSpeed, Augusto dos Santos, trás as principais novidades sobre os documentos fiscais eletrônicos para você. Adaptamos o programa para um formato diferente: mais rápido e mais direto, conforme exige o dia-a-dia atribulado das software houses!

 

Assista ao vídeo :

 

Transcrição do Vídeo

Olá, amigos! Hoje abordaremos a recente postergação da validação do CEST na Nota Fiscal eletrônica, além do processo de implantação do eSocial.

 

CEST prorrogado

No dia 27 de março, foi publicado pela Coordenação Técnica do ENCAT a prorrogação da validação do código CEST, sem citar qual seria o novo prazo. Até a publicação da nota data, devemos continuar relacionando o material do CEST.

O CEST - Código Especificador de Substituição Tributária - como o nome sugere, existe para produtos com Substituição Tributária. Deste modo, fica fácil criar uma validação para este processo.  Por exemplo: Notas Fiscais eletrônicas com CST 10, 30, 60 e 70 serão validadas pela Sefaz. Notas fiscais com CSOSN 201, 202, 203, 500 e 90 também. 

A validação do CEST seguia o seguinte cronograma:

  • Julho/2017 - Indústrias e produtos importados
  • Outubro/2017 - Atacadistas
  • Abril/2018 - Demais empresas, principalmente varejistas.

 

Enquanto aguardamos a definição do novo prazo, espero que você não deixe acumular o trabalho de criação da tabela do CEST em seu software!

 

eSocial Web

Estamos quase na terceira etapa do faseamento do eSocial, e as empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões já estão em processo de implantação. Porém, os contribuintes estão sentindo dificuldades para ajustar seus lançamentos, realizar lançamentos extemporâneos.

No sistema atual, não era possível executar estas ações. Por isso, foi lançado o eSocial Web, para auxiliar o contribuinte com as operações de organização de arquivos e envio de eventos específicos. o eSocial Web já está disponível  no portal do eSocial .

 

Dúvidas? Sugestões?

É isso aí, amigo! Após essa rápida apresentação das novidades em documentos fiscais eletrônicos no mes de abril, deixamos espaço para suas dúvidas e sugestões! Compartilhe com outros desenvolvedores!

Assim, encerramos mais um Café com o Contador! Esperamos vê-lo novamente em março!