Ao implementar o módulo NF-e do seu ERP, é natural que o foco do desenvolvedor seja nas etapas relacionadas à emissão do documento fiscal eletrônico. Entre a geração do XML e a impressão do DANFe, a emissão de uma nota fiscal requer vários processos de comunicação com a Sefaz, e todos eles estão prontos em nossos produtos ( Componente NFe e o Manager SaaS ), podendo ser integrados em seu software.

Além do ciclo comum de uma NF-e, existe outra funcionalidade que pode ser explorada em nossos produtos, ou mesmo que você pode desenvolver por conta própria (embora seja muito mais caro, trabalhoso e precise de manutenção sempre que a Sefaz atualizar), que é a Consulta de Notas da Distribuição de Documentos Fiscais.

 

O que é a Distribuição DFe?

Trata-se de um Webservice relativamente novo, de alcance nacional (compartilhado entre todas as Sefaz estaduais) que permite a consulta, a manifestação e então o download do XML da NF-e na qual o usuário é um dos atores da nota, podendo ser o emitente, destinatário, transportador ou terceiros.

A disponibilidade de acesso ao documento para todos os atores que não são o destinatário é a principal novidade trazida pelo Distribuição DFe, em relação ao Consulta de Notas Destinadas , que permitia acesso ao XML somente para o destinatário da NFe. Este serviço foi descontinuado, tornando-se obsoleto sob o Distribuição DFe, no qual cada um destes atores tem permissão à determinadas informações, conforme o papel dele na atividade daquela nota. Confira:



 

Disponibilizar em seu software a consulta automatizada de todas as notas nas quais seu cliente é um ator, abre novas possibilidades para que você construa um diferencial de mercado em seu software.

Com esses recursos, o desenvolvedor oferece novas rotinas que irão agilizar os processos de gestão de seus clientes, facilitando o trabalho do destinatário da nota (podendo utilizar o recurso para dar entrada em produtos), e dos terceiros envolvidos de forma indireta naquela NFe, como é o caso das transportadoras e as contabilidades, que frequentemente precisam cobrar os XMLs de seus clientes.

 

Aprenda na prática!

Nós da TecnoSpeed queremos te apresentar esse recurso passo-a-passo enquanto respondemos suas dúvidas nesse Webinar gratuito!  Inscreva-se abaixo  e nos acompanhe no dia   26 de Maio de 2017 , às  10h .

Contamos com você!