Atualmente, as transportadoras possuem a obrigatoriedade fiscal de confirmar a autenticidade das NF-e's (Notas Fiscais Eletrônicas) , que serão transportadas por ela. O que muitas não se atentam, é que esse processo pode ser feito utilizando o XML da NF-e, que muitas vezes não é enviado pelo emissor da NF-e para a transportadora.

Isso pode gerar atrasos de logística, bem como muita dor de cabeça ao solicitar com urgência o envio da nota por parte do cliente. Problema este, que se agrava caso se tenha dificuldade no contato com o mesmo, principalmente em dias de grande movimento. Além de possíveis complicações com o fisco, como apreensão da carga por uso indevido de documento fiscal, sob liberação somente sob pagamento imediato dos impostos e multas cabíveis.

Uma forma da transportadora cumprir sua obrigação sem depender do cliente é utilizando o webservice de distribuição de documentos fiscais eletrônicos (DF-e) disponibilizado pela Sefaz. Por meio dele, é possível obter todas as notas ás quais a transportadora esteja autorizada á acessar. Essa autorização é fornecida pelos campos de “Autorização para obter XML” conforme abaixo:


    

Diante desta dificuldade frequente, a Tecnospeed fornece mais um recurso capaz de reduzir os esforços dos desenvolvedores, desta vez, para quem atende transportadoras e fornece emissão de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) . Disponibilizamos uma funcionalidade que permite o download de todas as NF-e emitidas por seus clientes, diretamente do webservice de distribuição de documentos eletrônicos, nas quais o CNPJ da empresa seja um transportador. Através desta função, é possível consultar e baixar as notas em lotes de 50 diretamente pelo servidor da SEFAZ.

Veja como é simples realizar essa operação utilizando o Manager eDoc da Tecnospeed.