Até aqui viemos falando sempre que a NFC-e será implantada na maioria dos estados do país ainda no curto prazo, proporcionando para nós, desenvolvedores de software, uma série de benefícios, mudanças nas rotinas e obrigações e também bastante trabalho para adequarmos as soluções ao mercado. Porém, outro aspecto que viemos alertando é que nesse período, a maioria das empresas de software terão que estar compatibilizadas com as três soluções presentes no mercado.

Isso significa, por exemplo, que se você tiver clientes em Santa Catarina, no Paraná e em São Paulo, vai ter que manter o PAF-ECF para atender as empresas de Santa Catarina, o SAT como contingência da NFC-e para os clientes de São Paulo e ainda o ECF até que o mercado comece a migrar as soluções e haja calendário de obrigatoriedade,

Esse processo de transição gera mais custos para o fornecedor de software, que possivelmente não poderá repassar esse valor para sua carteira. Isso normalmente acontece porque documento fiscal eletrônico por si só não é algo que entrega valor percebido diretamente ao cliente ou faz ele perceber o sistema como melhor que a concorrência, apenas existe no ERP para cumprir com obrigações legais.

Frente a essa situação, nós da Tecnospeed, temos mitigado grande parte deste problema fornecendo componentes que já estão homologados para ambos os projetos, evitando o esforço do desenvolvedore que além de adaptar seu ERP ainda precisa realizar as comunicações necessárias com o equipamento SAT ou a Sefaz por meio de webservices.

O projeto do S@T Fiscal trata da NFC-e como uma opção para o contribuinte, porém exige que tenha um equipamento S@T em caso de contingência. Caso este seja a opção eleita para trabalhar com o varejo em São Paulo, os ERPs deverão estar aptos a atender aos dois projetos.

Vale lembrar que a legislação de São Paulo não exige que tenha um S@T exclusivo para cada ponto de venda. Isso significa que se o contribuinte desejar adotar a NFC-e em seu estabelecimento, pode manter uma quantidade menor de aparelhos S@T para situações de instabilidade no serviço da SEFAZ.