Com o fim do modelo de cobrança não registrada, todos os boletos deverão ser registrados na Nova Plataforma da Febraban antes de serem pagos. Essa obrigatoriedade já se aplica a títulos  com valores acima de R$ 800,00 e, a partir de setembro de 2018, passará a incluir todos os boletos.  

 

Como funciona a emissão de Boletos Registrados?

Na Nova Plataforma, o cedente  deve enviar a remessa de boletos para o banco, aguardar o processamento e o registro, consultar o retorno, e só então enviar o boleto ao sacado para pagamento. Esse processo pode ser realizado manualmente, da seguinte forma:

  1. Gere a remessa contendo o(s) boleto(s) que você deseja registrar no banco;
  2. Acesse o sistema de Internet Banking do seu banco;
  3. Localize a área de upload de remessas;
  4. Localize o arquivo em seu computador e solicite o upload;
  5. Aguarde. Dependendo do horário, será necessário aguardar até o dia seguinte.
  6. Acesse novamente o sistema de Internet Banking do seu banco;
  7. Localize a área de retorno de remessas;
  8. Baixe o arquivo;
  9. Faça upload do arquivo de retorno no sistema;
  10. Envie o link do boleto para o sacado ou imprima os boletos;

 

Isso deverá ser feito uma ou mais vezes, todos os dias, sempre que for necessário emitir boletos. Dá pra imaginar que é procedimento é muito oneroso, devido ao tempo consumido com atividades repetitivas, não é?Além disso, o processo está suscetível à erros operacionais perigosos, por se tratar de uma atividade manual.

Pensando nisso, desenvolvemos a Transmissão Automática de Remessa e Retorno, um recurso do Boleto TecnoSpeed !

 

Como funciona a Transmissão Automática de boletos?

Utilizando nossa   Solução Boleto TecnoSpeed , o cliente precisa apenas solicitar a geração de remessa dos boletos desejados, e   o resto é por nossa conta:  nossa API se encarrega de todo o processo que seu cliente precisaria fazer manualmente, todos os dias. Dessa forma, o cliente não precisa mais ficar manipulando arquivos de remessa ou retorno nem acessar portais de bancos!

 

Funciona assim:

  1. Após a   inclusão dos boletos   o cliente solicita a   geração de remessa   e nós automaticamente enviamos a mesma para o banco.  
  2. Assim que o banco processar as remessas e devolver o retorno, por exemplo, para fazer o registro dos boletos, nós  importamos e conciliamos automaticamente  este retorno, e o cliente tem apenas que   verificar quais foram as movimentações   ou  consultar especificamente   os boletos desejados para saber o resultado do processamento do retorno.  Tudo isso dentro do seu próprio software de gestão , podendo organizar essas informações em relatórios da forma que desejar.

 

Vale ressaltar que caso seu cliente tenha um volume muito baixo de emissões, essa solução provavelmente não valerá a pena pra ele, e pode ser que o próprio banco rejeite a solicitação de uso da comunicação direta. Nesses casos, você pode fornecer o Solução Boleto com transmissão manual mesmo, sem problema algum.

Se o cliente gera uma quantidade maior de boletos, pode ter certeza que ele já queria essa solução antes de saber que ela existia! Neste caso, para habilitar a transmissão automática para este cliente, é necessário entrar em contato com a Tecnospeed pois iremos dar as instruções necessárias de processos que devem ser seguidos junto ao banco.  

 

Conheça os outros recursos da Solução Boleto da Tecnospeed

  1. Cobrança automática por e-mail e SMS
  2. Identificador de "boleto visualizado"
  3. Padrão único de comunicação com TODOS os Bancos
  4. Personalização do layout
  5. Diversos formatos de impressão
  6. Alerta de mudança de situação

 


Ou, se preferir,  teste a Solução Boleto gratuitamente !