Com a obrigatoriedade de uso dos boletos registrados , em substituição aos boletos sem registros, a implementação de um recurso de alerta de mudança na situação do boleto é essencial. Esses alertas são enviados para o sacado, isto é, o destinatário do boleto, por e-mail ou por SMS. 

A Solução Boleto da TecnoSpeed possui um recurso completo, muito fácil de configurar e utilizar, para que você automatize o processo de notificação de mudança na situação do boleto no seu sistema.

 

Como funciona o Alerta de Mudança de Situação do Boleto?

O recurso de Alerta de Mudança de Situação do Boleto permite escrever templates de e-mail  e SMS , que serão enviados automaticamente ao sacado, sempre que houver uma mudança na situação do boleto.  Assim, você facilita a rotina do departamento financeiro dos seus clientes!

Existem 3 tipos de notificação, de acordo com a nova situação do boleto. São elas:


1. Notificação de Registro de Títulos

No modelo de cobrança registrada, os boletos precisam ser processados e registrados no banco antes de poderem ser pagos, o que pode levar segundos ou horas. É necessário, então, alertar o sacado assim que o título for autorizado pelo banco.

Na interface gráfica da Solução Boleto TecnoSpeed, a configuração e a mensagem ficariam assim:

 


2. Notificação de Liquidação

É importante também notificar o sacado quando o pagamento. Nestas mensagens, o cedente pode, por exemplo, incluir informações sobre o transporte da mercadoria.

Na GUI da Solução Boleto, ficaria assim:

 

3. Notificação de Baixa

Quando um boleto for baixado (a “baixa” é o termo correto que substitui “cancelamento” em relação à boletos, embora não sejam sinônimos.) também é importante avisar o sacado, para que ele não se preocupe com a possibilidade de multas ou eventuais problemas.

Nestes casos, a mensagem seria mais ou menos assim:


Gostou? Conheça a  Solução Boleto da Tecnospeed !