Você possui clientes no Paraguai ? Tem empresas da sua carteira que estão pensando em se mudar para o país vizinho?  Tem clientes próximos da fronteira? Existe um movimento migratório de empresas do segmento que você atende para o Paraguai?

Se a resposta para alguma dessas perguntas é sim, gostaria de compartilhar algumas notícias com você que podem lhe dar muito esforço de desenvolvimento em breve.

 

Fracturación Eletronica

Chamada por nossos vizinhos de “ Facturación Eletronica ”, a Nota Fiscal Eletrônica Paraguaia já está em fase de testes e, segundo a Vice Ministra da SubSecretaria de Estado de Tributação do Paraguai Marta González Ayala, deve entrar em vigor com um calendário de obrigatoriedade já no ano de 2019 para as empresas instaladas no país.

Vice Ministra Marta Gonzales Ayala. Foto: moopio.com

As notícias começaram a surgir no segundo semestre do ano passado, com o lançamento do projeto Sistema Integrado de Facturación Electrónica Nacional (SIFEN).

Em 2018, já no primeiro trimestre, tomou relevância quando o Paraguai abriu licitação para contratar empresas para o Projeto, e iniciou as fases de implementação do documento eletrônico.

 

Projeto Piloto

Lançado em março, o projeto piloto começou com a adesão de grandes empresas de vários setores do Paraguai. Estão no Projeto empresas do setor de telecomunicações, bebidas, combustíveis, produtos financeiros, varejistas, importadores, indústrias e transportes.

Ao que tudo indica, o lançamento da Nota Fiscal Eletrônica do Paraguai deve seguir os mesmos passos do projeto brasileiro: Após o Piloto, o Governo paraguaio deve lançar datas de adesão voluntária e em seguida as obrigatoriedades que irão afetar todas as empresas paraguaias, inclusive as brasileiras instaladas lá.

O Projeto faz parte já de um programa do Governo chamado “ E-Kuatia ”, que integra vários documentos eletrônicos que já são emitidos pelas empresas do Paraguai. E ele não deve ficar restrito apenas em um único documento de venda, segundo Newton Oller, um dos responsáveis pela implantação do sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas do Paraguai, o trabalho é o começo de uma transformação com objetivos maiores, assim como aconteceu em outros países com o Brasil. 

É importante lembrar que a mudança para emissão de notas fiscais eletrônicas já aconteceu em outros países da América Latina: Chile, Argentina e Uruguay já possuem seus sistemas eletrônicos. 

 

Estamos de olho

A Tecnospeed está monitorando os fatos e notícias referentes ao projeto do “Sistema Integrado de Facturación Electrónica Nacional (SIFEN)” do Paraguai e possui um canal direto para compartilhar com a nossa rede todas as novidades do Projeto.

Nesse link, você encontra um artigo completo sobre o projeto, onde nós publicamos tudo sobre a Facturación Electrónica . Estudamos todos os documentos publicados pelo Governo do Paraguai e estamos constantemente atualizando, sempre que há novas informações publicadas.

Inscreva-se em nosso canal exclusivo de informações sobre o Sistema Integrado de Facturación Electrónica Nacional (SIFEN) e fique por dentro de tudo o que está acontecendo em nosso país vizinho em documentos fiscais eletrônicos: