2016 foi um ano de muitas surpresas para quem trabalha com documentos fiscais eletrônicos. Para quem trabalha com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), a SEFAZ divulgou o layout 4.00. Para quem trabalha com o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), tivemos a divulgação do layout 3.00 e, para quem tralha com Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) não podia ser diferente. Em Novembro de 2016 foi divulgada a versão 3.00 do CT-e, que será detalha abaixo.

Resumo

A versão 3.00 introduz novas possibilidades de emissão de Conhecimento de Transporte para outros serviços, visando substituir a Nota Fiscal de Serviço de Transporte modelo 7. Essa nova modalidade será tratada como Conhecimento de Transporte Eletrônico Outros Serviços (CTeOS) e engloba os seguintes tipos de transporte:

  • Transporte de Pessoas.
  • Transporte de Valores.
  • Excesso de Bagagem.

Na primeira versão, o modelo 67 será desenvolvido para atender exclusivamente as prestações de serviço de Transporte de Pessoas, com a possibilidade de ser expandido futuramente para os outros serviços.

Nesse sentido o webservice atual de recepção de CT-e será adaptado para receber também o modelo 67. Para esse modelo, ele deverá responder de forma síncrona e não será permitido o envio em lote.

Visando otimização e evitar a duplicação da estrutura das SEFAZ Autorizadoras, o modelo 67 utilizará os mesmos webservices do modelo 57 para suprir os demais serviços essenciais para o contribuinte, sendo eles:(...) Continue lendo.