Como parte do evento TICNOVA 2015 , que é considerado o maior evento de TI (Tecnologia de Informação) do sul do país, o Hackathon é uma maratona de programação, onde equipes de programadores tem como meta idealizar, planejar e desenvolver uma solução, cujo tema é proposto pela organização do evento.

Dentre os temas possíveis: transporte, energia ou nascentes e fundos de vales, a equipe premiada formada pelos desenvolvedores David Rigamonte , Fábio Moribe , Lucas Gusmão e Thiago Ribeiro , optou pela última opção.

 

O projeto

O projeto " Acolha sua Nascente "  tem como objetivo evitar mortes de nascentes e consequentemente evitar que pessoas, cidades ou até mesmo estados fiquem sem água. Além do mais, o custo para recuperação destas nascentes é altíssimo. 
A solução proposta, envolve coletar dados de várias nascentes periodicamente e identificar o risco da nascente secar, além de disponibilizar para a comunidade, órgãos públicos, empresas e ONGs dados históricos e gráficos sobre a nascente.  
Sendo assim, os envolvidos podem se voluntariar através da página web para acolher uma ou mais nascentes e assim poderão contribuir plantando arvores, monitorando, preservando a nascente, tirando o lixo, doando dinheiro, etc. 
Através da lista de voluntários qualquer um pode montar uma equipe de acolhedores de uma determinada nascente e sempre preserva-la.

 

Tecnologia envolvida no projeto

Para poder desenvolver o projeto, a equipe utilizou como base o Arduino, que é plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível. Com esta plataforma foi possível coletar dados das nascentes através de alguns dos sensores de: Temperatura da água, temperatura do ar, umidade do solo, umidade do ar, etc.
Todos os dados coletados, são enviados para um servidor na nuvem onde as informações são processadas e disponibilizadas para os usuários através de uma página web, que também está preparada para ser acessada por qualquer dispositivo que possua acesso a internet.

 

 

A experiência

Segundo Jean Baldaia, que é supervisor de inovação na Tecnospeed, a experiência das equipes neste evento só vem a externar a cultura inovadora promovida dentro da empresa.

 

Para Thiago Ribeiro: 

"O desafio maior foi conseguir pensar em algo que realmente trouxesse valor para a comunidade utilizando a nossa bagagem em programação em um espaço tão curto de tempo, pois tivemos que pensar não só na solução tecnológica, mas também na aplicação prática do projeto e principalmente no problema que estávamos resolvendo"

 

Segundo Lucas Gusmão:

Me senti muito confortável no projeto, pois pude contribuir não só com a programação em si, mas também pude levar uma visão do usuário na utilização do projeto, visto que essa é uma função que já exerço na Tecnospeed, como Product Owner. Assim conseguimos aliar a extraordinária capacidade técnica dos meus colegas de equipe com uma visão mais social no trabalho desenvolvido, o que na minha opinião, deixou o projeto mais completo.

 

Parabéns

A Tecnospeed parabeniza a equipe não só pelo destaque na competição, mas principalmente pelo projeto desenvolvido, pois de uma forma muito simples conseguiram externar a preocupação que os colaboradores da empresa tem com o meio ambiente além é claro de conseguir desempenhar com maestria a execução de um projeto tão excelente e que agrega tanto valor a comunidade.