Uma das palestras de destaque no V TecnoUpdate, entre as apresentações que você pode acompanhar em resumo durante a semana em nosso blog, apresentamos, com a particpação especial de Roberto Dias Duarte, a temática "eSocial: o quê, por quê e como – uma abordagem executiva". Este novo componente do universo Sped, que surge no cenário nacional, abrangerá a folha de pagamento e as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas aos vínculos trabalhistas, conforme apresentado no TecnoUpdate.

eSocial Roberto Dias Duarte TecnoUpdate palestra

O eSocial leva a atenção de diversas empresas, que será muito mais do que uma efetiva alteração no software que acompanha a gestão de Recursos Humanos das empresas, mas uma adaptação de diversos ambientes ao novo método de comunicação entre empresas e o Governo. Como apresentado pelo próprio palestrante, apenas "50% das informações solicitadas pelo governo são de responsabilidade do setor de Recursos Humanos".

Visto que ainda existe uma série de complexidades com relação aos processos envolvendo a legislação e a operação de todo projeto, o eSocial torna-se uma icógnita perante a ausência de maiores especificações técnicas, manuais ou informações operacionais propriamente ditas, tendo evidenciado que o seu desenrolar apresenta impactos já em 2014. Empresas de lucro real, com receita anual acima de R$ 78 milhões, deverão iniciar a transmissão de dados a partir de outubro deste ano, com migração definitiva de guias já em 2015.

Neste sentido, se comparado ao projeto da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que foi debatido por autoridades através do Encat, tornando o escopo mais palpável e real com a situação das empresas, que, mesmo diante das obrigatoriedades, apresentavam um parâmetro de produção e cronograma, o projeto eSocial tem sido marcado por uma falta de comunicação mais clara e objetiva, além de não apresentar nenhuma simplificação ou atualização na legislação diante as mudanças. Diante disso, é fundamental que as empresas acompanhem as informações sobre o projeto e entendam os impactos que este irá gerar dentro de suas respectivas corporações.

Manterem-se atualizados através de seminários internos e um debate do que está acontecendo conforme novas notícias surgem, é importante para a preparação em definitivo quando as obrigatoriedades chegarem em definitivo, o que, aparentemente, não irá demorar. Neste sentido, a TecnoSpeed convida para o TecnoUpdate na Prática. Quem participou do evento, poderá ver tudo o que foi debatido na prática, por meio de treinamentos online que serão promovidos. Para quem não participou, é a oportunidade de garantir mais informações sobre este e outros temas, como NFC-e, SVC, MDF-e, entre outros, na prática e gratuitamente.

Faça aqui sua inscrição . É simples e bem rápido. Confira.

TecnoSpeed TI

"Mais software, menos esforço."