No dia 7 de Abril de 2016, nosso parceiro Fortes Tecnologia  divulgou a informação de que o emissor gratuito de Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e), disponibilizado pela Secretaria da Fazenda de São Paulo, deixará de ser atualizado a partir de Janeiro de 2017, e por isso, deixará de funcionar a partir da primeira atualização na legislação após essa data.

Segue abaixo, na íntegra, a notícia postada no Blog da Fortes Tecnologia , pelo autor Douglas Plewka.

 

O coordenador do projeto responsável pelo emissor gratuito da Sefaz-SP, anunciou em uma reunião de trabalho, no dia 16/03/2016 em Porto Alegre, que a ferramenta será descontinuada por questões orçamentárias a partir de Janeiro de 2017.

A aplicação permanecerá disponível e as empresas de transporte poderão continuar realizando seu uso, no entanto, a mesma não passará mais por evoluções e que deixará em desacordo com as exigências da Sefaz, devendo o transportador buscar outra alternativa no mercado.

A Sefaz-RS é a responsável por concentrar o maior volume de autorizações de CT-es do Brasil e afirma que 96,5% são emitidos por aplicações próprias, ou seja, apenas 3,5% dos CT-es que circulam no país foram emitidos pela ferramenta gratuita da Sefaz. Mesmo com esse pequeno percentual de autorização, a estimativa é que 50% das empresas emitentes de CT-e utilizem o emissor gratuito.

Podemos concluir que grande parte das pequenas empresas de transportes utilizam o emissor gratuito e deverão buscar uma solução própria para dar continuidade nos serviços de transporte a partir de 2017.

 

E o que isso significa para nós , desenvolvedores ?

Significa mais  mercado . Considerando os 74,000 emitentes de CT-e no Brasil , junto à estimativa de que 50% desses emitentes utilizam o emissor gratuito da Sefaz-SP, cerca de 36.000 empresas precisarão obter uma solução para continuar cumprindo suas obrigatoriedades fiscais, gerando uma demanda muito grande em pouco tempo e favorecendo os desenvolvedores cujos softwares já estiverem prontos para emitir CT-e.

Este é o momento ideal para adaptar seu software e ter exatamente o que essas empresas vão precisar. Conheça nossas soluções e não deixe pra última hora!