Entre os dias 18/02 (sábado) e 19/02 (domingo), acaba o horário de verão em vários estados do Brasil. Como ocorre frequentemente nessas transições horário, poderão ocorrer rejeições nos sistemas emissores de NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) .

Os relógios dos estados participantes do horário de verão devem ser atrasados em 1 hora, tendo em vista que os servidores da SEFAZ também receberão este ajuste, e a rejeição ocorre exatamente caso esses relógios não apresentem o mesmo horário.

Exemplo:

Uma NFC-e enviada às 23:59:59 do dia 20 de fevereiro, pode ser recebida por um webservice que já está com horário marcando 23h00, trazendo uma rejeição no campo de Data e Hora da emissão. Isso deve acontecer também no dia posterior, caso os sistemas não ajustem seus horários, pois o limite de diferença de horário entre o webservice e a nota de envio, no caso da NFC-e, é de 5 minutos.

 

A tag xml que deverá ser ajustada é a  DhEmi , além de manter o fuso horário compatível com o fuso dos webservices, evitando que as seguintes rejeições ocorram:

 

Vale ressaltar que os eventos da NF-e, também são afetados pela mudança no horário de verão. Eventos como o de Cancelamento, Carta de Correção Eletrônica devem seguir os mesmos padrões citados acima. Para entender melhor, veja Como resolver problemas de horário de verão em Carta de Correção eletrônica  e   Como resolver problemas de cancelamento de NFe em horário de verão .

 

Ajuste automático de fuso horário no Delphi

O Consultor Técnico Alexandre Muzulão apresentou recentemente, para os desenvolvedores Delphi em nossa base de conhecimento, uma solução prática que será seu último esforço relacionado a fusos horários em sua aplicação.

Clique aqui e confira esse excelente tutorial de como automatizar o ajuste de fuso horário em seu software!