A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) vem evoluindo a cada dia no cenário nacional com uma rapidez enorme se comparado a outros documentos fiscais eletrônicos. Mesmo em estados que não possuem  calendário de obrigatoriedade definido , a adesão voluntária tem sido considerável, visto que, os contribuintes querem usufruir dos diversos benefícios proporcionados pela implantação deste documento eletrônico. Além do mais, entendem que este é um caminho sem volta, pois em breve todos os estados ou praticamente todos estarão com este documento implantado.

Enquanto isso em Goiás

A Secretaria de Fazenda do estado de Goiás, informou através de seu portal de notícias , que já está liberado o ambiente de homologação para emissão da NFC-e no estado. Os endereços para envio dos documentos encontram-se disponíveis no site:  http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/webServices.aspx .

Este pode ser considerado um grande avanço por parte do estado na implantação deste documento eletrônico, pois, com o ambiente de homologação já disponível, as empresas poderão realizar testes simulando operações de venda, bem como, adequar seus sistemas para essa nova realidade.

Cabe ressaltar que, seguindo o exemplo de outros estados, como o Paraná, onde o período entre a liberação do ambiente de testes e o ambiente de produção, foi de apenas um mês, fica a expectativa de que, em breve teremos um ambiente de produção disponível também no estado de Goiás, abrindo espaço, para que o calendário de adesão voluntária e obrigatória seja publicado.

Você desenvolvedor de software, não fique de fora desta revolução que está acontecendo no varejo brasileiro, inicie agora mesmo a adequação do seu sistema com este documento fiscal eletrônico e leve esse diferencial para o seu cliente.