No programa  Café com o Contador de fevereiro, o Consultor Tributário da TecnoSpeed, Augusto dos Santos, trás as principais novidades sobre os documentos fiscais eletrônicos para você. Adaptamos o programa para um formato diferente: mais rápido e mais direto, conforme exige o dia-a-dia atribulado das software houses!

 

Assista ao vídeo :

 

Transcrição do Vídeo

Olá, amigos! Hoje abordaremos o processo de implantação do eSocial e do EFD-Reinf . Também falaremos sobre as novidades do mundo tributário no mês de fevereiro. 

Como você já pode perceber, estamos com um novo formato do programa Café com o Contador! Trazemos de uma forma mais imediata, para você, as informações do mundo tributário, para que o desenvolvedor tenha uma noção básica de todas as alterações.

 

Implantação do eSocial

 

Primeira etapa: Eventos de Tabela

Como sabemos, o eSocial está em um processo de faseamento. Tivemos, no dia 8 de janeiro deste ano, a implantação para empresas com faturamento acima de 78 milhões. O processo está caminhando muito bem! Todos estão encontrando certa dificuldade, mas nada além do previsto. O próprio portal do Contribuinte tem oferecido grande apoio ao contribuintes.

 

Próximos passos

Teremos, em março, a segunda fase da implantação. Dessa vez, são os eventos não-periódicos, que também agrega informações importantes. Teremos dois meses de implantação sobre isso. Já em maio, teremos a implantação da EFD-Reinf! Lembrando que estamos falando apenas das empresas com faturamento acima de 78 milhões no ano de 2016. Assim, a coisa está evoluindo bem!

Em Julho, teremos a implantação nas demais empresas. É nessa etapa que a maior parde das empresas passa a aderir o projeto eSocial.

 

Novo documento fiscal eletrônico: DCTF Web!

Devido ao retorno do recesso parlamentar, não tivemos muitas novidades neste mês de fevereiro. Mesmo assim, tivemos a Instrução Normativa Nº 1787, que trouxe um documento fiscal novo: a DCTFWeb, ou Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos.

 

O que é a DCTF Web?

Essa ferramenta é muito importante, pois une as informações do eSocial com as informações do EFD-Reinf. Com isso, a DCTFWeb gera a apuração dos impostos e já emite a guia de pagamento, o DARF, já com o código de barras. Assim, é essencial que quando você implementar o EFD-Reinf e o eSocial, essas informações estejam precisas.

 

Quando a DCTF Web entra em vigor?

A DCTF Web entrará em vigor em julho de 2018, e conterá informações referentes ao fato gerador de 1º de julho de 2018. Novamente, se aplica apenas às empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões. Para outras empresas, a DCTF Web entrará em vigor no início do ano que vem, em janeiro de 2019. Assim, caminhamos para a implantação de mais um documento fiscal eletrônico.

 

Dúvidas? Sugestões?

É isso aí, amigo! Após essa rápida apresentação das novidades em documentos fiscais eletrônicos no mes de fevereiro, deixamos espaço para suas dúvidas e sugestões! Compartilhe com outros desenvolvedores!

Assim, encerramos mais um Café com o Contador! Esperamos vê-lo novamente em março!