A Consulta DF-e tem como função disponibilizar informações de documentos fiscais eletrônicos para os seus atores (destinatário, transportador ou qualquer outro CNPJ informado no grupo 'autXML'), sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

Este serviço permite que um ator da NF-e tenha acesso aos documentos fiscais eletrônicos e informações resumidas que não tenham sido gerados por ele e que sejam de seu interesse. 

 

Vantagens para o usuário

Softwares que dispõem desta funcionalidade oferecem muita agilidade nos processos que devem ser realizados quanto as notas de entrada. Mesmo antes que fornecedor informe que a venda já foi realizada e a nota fiscal foi emitida, o software permite ao usuário se adiantar a consulta, ficando ciente das notas emitidas contra o CNPJ dele. Desta forma, é possível se organizar e dar entrada nos produtos automaticamente.

A consulta DF-e facilita muito o processo de manifestação do destinatário e do download da nota, visto que a manifestação é obrigatória para que se faça o download da nota fiscal válida para a SEFAZ via software.

Os produtos da TecnoSpeed, como o Componente NFe , o  Manager eDoc e o Manager SaaS  oferecem ao desenvolvedor de software uma maneira muito simples de fazer esta integração com pouca implementação. Os componentes também possuem esta opção com pouca implementação.