Os antigos serviços de Consulta da Relação de Documentos Destinados, a famosa Consulta das Notas Destinadas, e o Download da NF-e irão parar no dia 02/05/2017.

Isso de acordo com a última Nota Técnica ( NT 2014.002 - v1.02 ) sobre o Web Service de Distribuição de Documentos Fiscais eletrônicos, mais conhecido como DF-e, que irá substituir esses dois serviços e já está disponível no ambiente de produção, nessa última versão desde 09/01/2017.

Identificação e vigência da Nota Técnica:
• Versão da NT: 1.02;
• Data de divulgação da NT: Outubro/2016;
• Pacote de liberação de Schemas da NT: PL_ NFeDistDFe _102;
• Data de início de vigência em ambiente de homologação: 05/12/2016;
• Data de início de vigência em ambiente de produção: 09/01/2017;
• Data de desativação dos Web Services NfeConsultaDest e NFeDownloadNF : 02/05/2017;


Portanto cuidado!
Pois o fim desses serviços pode quebrar a integração do seu sistema caso ainda não tenha realizado a atualização para o DF-e.
Vale ressaltar que a parada desses serviços já foi adiada várias vezes, no primeiro cronograma da SEFAZ o fim dos serviços estava previsto para 02/02/2015, devido essa distorção no prazo é arriscado demais contar com mais uma postergação.
E o ponto mais importante para que dessa vez os prazos sejam realmente cumpridos é o fato do serviço DF-e estar funcionando de acordo com o previsto em sua concepção, diferente do que ocorreu nas outras ocasiões.

 

Para conseguir fazer o Download do XML da Nota Destinada ainda é necessário realizar a Manifestação da mesma, após ela estar manifestada com uma situação conclusiva a Distribuição DF-e irá trazer seu XML completo.

O novo serviço permite que outros atores envolvidos no processo da NF-e consigam acesso às informações da nota, diferente da Consulta das destinadas, em que apenas o destinatário detinha o acesso.
A distribuição é realizada para emitentes, destinatários, transportadores e terceiros informados no conteúdo da NF-e respectivamente no grupo do Emitente (tag:emit, id:C01), no grupo do Destinatário (tag:dest, id:E01), no grupo do Transportador (tag:transporta, id:X03) e no grupo de pessoas físicas autorizadas a acessar o XML (tag:autXML, id:GA01).

Os documentos fiscais eletrônicos e informações resumidas estarão disponíveis para distribuição por até 3 meses após sua recepção pelo Ambiente Nacional da NF-e, conforme tabela abaixo:

 

Isso facilita o acesso ao XML da NF-e, e a integração desse serviço abre novas possibilidades para que você construa um diferencial em seu software, permitindo que o desenvolvedor crie novas rotinas que irão agilizar os processos de gestão de seus clientes, mesmo eles não sendo o destinatário da nota, como é o caso das transportadoras e as contabilidades por exemplo, que frequentemente precisam cobrar os XMLs de seus clientes.

 

Seu software ainda não possui esse serviço?
Tem dúvidas em relação à Distribuição DF-e?

Entre em contato com a gente através de nossos canais de atendimento, por telefone, email ou chat online: http://www.tecnospeed.com.br/contato/
Podemos te ajudar com a solução que melhor se adequar a sua necessidade.