Em maio deste ano, na cidade de Belém no estado do Pará, aconteceu o 52º Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (ENCAT) . Dentre os diversos assuntos tratados no encontro, o coordenador geral do mesmo,  Eudaldo Almeida de Jesus, destaca a adesão de novos estados no projeto da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e): 

Mais quatro Estados aderiram ao projeto NFC-e: Piauí, Alagoas, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, somando 25 Estados no total.    


A adesão do estado de Minas Gerais, representa muito nesta fase de expansão do projeto, pois trata-se do segundo estado em número de habitantes e uma grande potência dentro da economia brasileira.

Fica agora a expectativa da divulgação do calendário de implantação deste projeto no estado, visto que, é de grande desejo tanto da população quanto dos contribuintes que o mesmo seja implantado o quanto antes.

Observando a tendência de outros estados, como é o caso do Rio de Janeiro, que também aderiu a NFC-e no início do ano de 2014 , já existe uma perspectiva de liberação para  adesão voluntária das empresas a partir de agosto de 2014, ou seja, num prazo de 6 meses , cabe um alerta para que os contribuintes do estado de Minas Gerais para já irem se preparando.

Para isso, você desenvolvedor de software, poderá utilizar o  ambiente de testes que o Amazonas disponibiliza gratuitamente , sem a necessidade de credenciamento do mesmo.

Não percam tempo, pois este é um caminho sem volta. Quem estiver preparado para essa nova realidade certamente terá uma vantagem competitiva perante a concorrência.

 

Jonathan Santos

Gerente de Portfólio