Fonte: Afrac

Mais de três anos após sinalizar a adesão ao projeto NFC-e, a Secretaria da Fazenda do estado de Minas Gerais , finalmente pronunciou-se sobre o início efetivo da NFC-e  no estado. O pronunciamento foi realizado no último ENCAT , por um representante da Sefaz-MG . Contribuintes e desenvolvedores mineiros aguardavam um pronunciamento oficial ansiosamente há muito tempo.

Segundo o representante, a obrigatoriedade de emissão da NFC-e em Minas Gerais iniciará em 2018 .

Não foi especificado se todos os contribuintes estarão obrigados à NFC-e logo no início de 2018 ou se haverá um calendário de obrigatoriedades - e qual seria o critério para o agrupamento de empresas nesse possível calendário.

No entanto, essas dúvidas serão solucionadas em breve: o representante da Sefaz-MG afirmou que a legislação que institui a NFC-e em Minas Gerais será publicada ainda neste último trimestre de 2017 .

 

Entrando com o pé direito!

Minas Gerais tem uma das maiores economias do Brasil. Assim sendo, é compreensível que a Sefaz-MG tenha demorado tanto para dar um grande passo na NFC-e, preferindo observar o andamento do projeto nas outras UFs.

Com o sucesso absoluto da NFC-e, a decisão ficou fácil. Além disso, Minas Gerais agora sabe exatamente o que fazer - e o que não fazer - na implantação da NFC-e no estado, espelhando-se em acertos e erros dos outros estados.

 

Evento nacional ocorrerá em BH

Uma prova indiscutível do engajamento da Sefaz- MG com a NFC-e é a realização do Inova NFC-e , o maior evento sobre esse assunto, em Belo Horizonte/MG.

O Inova NFC-e é um evento de abrangência nacional, com o objetivo de promover a NFC-e e as inovações tecnológicas relacionadas à ela. Será realizado no dia 9 de novembro, e nós da TecnoSpeed estaremos presentes. 

Para saber mais sobre o Inova NFC-e, clique aqui!

 

É melhor não arriscar

Ainda não temos datas exatas, mas com base no que vimos acontecer em outros estados que realizaram adesão tardia à NFC-e, é perfeitamente possível que a obrigatoriedade seja divulgada oficialmente em outubro ou novembro de 2017 e inicie em janeiro de 2018.   

É importantíssimo que as empresas de software que possuem clientes em Minas Gerais preparem seus ERPs para a NFC-e o mais rápido possível, pois mediante obrigatoriedade, os contribuintes terão que optar pela contratação de aplicativos que atendam essa demanda.

 

A TecnoSpeed pode te ajudar!

Se você é desenvolvedor e comercializa seus softwares em Minas Gerais , não perca tempo: aproveite essa enorme oportunidade de expandir sua carteira de clientes !

Nossos produtos Componente NFC-e (DLL) e Manager eDoc (API) podem facilitar muito  o desenvolvimento do módulo NFC-e em seu software. 

 

Clique no banner abaixo para conhecer, ou fale com nossos consultores comerciais !