A Sefaz do Rio Grande do Sul comunicou que hoje, dia 30 de maio, foi substituído o certificado digital que identifica os equipamentos servidores que hospedam os serviços referentes à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e ao Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) da Sefaz/RS e da Sefaz Virtual RS.

A substituição destes certificados digitais é um procedimento anual rotineiro e, via de regra, não causa nenhum impacto para as empresas usuárias destes serviços. Entretanto, desde o início de 2012 a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) adota um novo padrão de certificado, o que torna necessário que a cadeia de certificação correspondente seja instalada no equipamento usuário. Para que esta instalação seja realizada com sucesso pode ser necessário atualizar o sistema operacional.

Baixe a  nova cadeia de certificados  e realize a instalação.

Problemas na instalação

Muitos clientes ainda estão tendo problemas ao instalar a nova cadeia ICP-Brasil V2 em alguns sistemas operacionais, como o Windows XP e Server 2003. Para esses sistemas operacionais devem ser instalados alguns hotfix para que a nova cadeia seja reconhecida.

Siga o passo a passo de como proceder nesses cenários.

Saiba mais:

Veja o esclarecimento do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) sobre mudanças nos certificados digitais da cadeia V2 .

TecnoSpeed TI

“Mais software, menos esforço.”