Estas são frases cada vez mais comuns em empresas de tecnologia, e aqui na TecnoSpeed não é diferente. Pensando nisso,  resolvemos nos reunir para compartilhar histórias engraçadas, marcantes e até mesmo constrangedoras, pois não é fácil trabalhar em um local onde quase 90% dos funcionários são homens, e fica difícil se “enturmar”.

Essa troca de experiência tem sido muito interessante pois vemos que outras mulheres já passaram ou estão passando pelo mesmo que nós.

Na maioria das empresas de TI não têm muitas mulheres, mas ainda que seja uma, é importante ouvií-la . Um bate-papo às vezes pode ser muito aliviador e divertido, e a troca de opiniões em relação ao ambiente é enriquecedor. 

A maioria das mulheres não teve tanto contato com a área antes, então tanto no ambiente de estudos quanto no ambiente profissional, o primeiro contato é impactante.

 

 

A luta continua!

Não sei se é o caso de vocês, meninas que nos lêem, mas quando nós falamos que estamos trabalhando ou estudando algo voltado à área de tecnologia, a reação das pessoas varia entre desprezo, estranheza, curiosidade e questionamento. Isso, infelizmente, ainda é algo muito comum.

Aos poucos já estamos vencendo esses olhares de preconceito conosco. Mulheres trabalhando na área de TI é quase como em conto de fadas : começa devagar, tem seus altos e baixos e no final das contas acaba bem.

É assim, que devemos pensar realmente, pois estamos no nosso mundo das fadas, local onde escolhemos estar, e nada nem ninguém irá mudar isso .

 

De onde vem o preconceito?

Com as trocas de histórias, vimos que muitos meninos julgavam nossa competência e capacidade simplesmente por sermos mulheres. Esse julgamento, totalmente infundado, não seria devido a inseguranças ou experiências ruins no passado?

Por essa razão, criamos um formulário com várias perguntas para o meninos da empresa responderem, para que possamos entender o lado deles, ao invés de simplesmente julgá-los de forma infundada e dar continuidade ao ciclo de preconceitos. 

 

 

Deu muito certo!

Após a publicação de um formulário anônimo na nossa rede interna, recebemos mais elogios do que críticas, cada mensagem recebida nos emocionava. Um detalhe: as mensagens não chegaram apenas através do formulário, mas também pessoalmente. Frases do tipo “ Sorriam, vocês são amadas todos os dias! ” ou “ É fantástico trabalhar com uma mulher ao nosso lado, devido ao seu olhar crítico e mente aberta ”, entre outras frases.

A partir daquele momento, compreendemos definitivamente que não somos um obstáculo na tecnologia: somos um ganho.

 

Agora é a sua vez!

Quero deixar um desafio para você que está lendo este artigo!

Reúna todas as mulheres da sua empresa, sem exceção. Troquem experiências e se possível, façam um formulário anônimo, para ver o que realmente os homens ao redor de vocês acham do trabalho de vocês. E por fim, compartilhe conosco essa experiência, ficaremos felizes em ouvir o resultado desse desafio!

 


Um feliz Dia das Mulheres para todas nós!