A primeira semana de dezembro ficou marcada por novidades no cenário de documentos fiscais eletrônicos. O destaque fica para a publicação da abertura para adesão voluntária da NFC-e no Paraná, mas não parou por aí:

1. Paraná abre adesão voluntária da NFC-e

Esperávamos que o Paraná iria abrir seus servidores somente em janeiro, mas a notícia saiu agora em dezembro de que todos podem emitir NFC-e de voluntariamente já em ambiente de produção. Isso mostra a rapidez que um estado pode entrar no projeto. Desde a divulgação da regulamentação até agora, foram menos de 150 dias.

2. A NT 1.20 da NF-e 3.10 sofre alterações com a publicação da NT 1.21

Uma semana após a publicação da NT 1.20 da NF-e 3.10, o ENCAT publicou um novo documento com novas alterações no modelo de documento. A Tecnospeed então consolidou tudo e analisou as mudanças.

3. Complicou a retificação do SPED em São Paulo

A SEFAZ SP publicou mudanças nos procedimentos de retificação da EFD do SPED em São Paulo. Agora ficou mais complicado enviar os dados da escrituração.

Ainda ligado a esse assunto, veja como escriturar corretamente a NFC-e em outro post da semana .

4. Você sabia que a Tecnospeed disponibiliza o código fonte para seus clientes?

A Tecnospeed dentro de suas políticas comerciais tem muito claro que a satisfação dos clientes está em primeiro lugar, por isso há a possibilidade, caso o desenvolver queira, de adquirir o código fonte dos componentes de software.

5. Tem dúvidas sobre a NFC-e? Esses dois posts podem te ajudar

Você já teve algum cliente que pediu NFC-e e tinha TEF no ponto de venda? Muitos clientes tem dúvidas sobre como funciona esse procedimento e por isso escrevemos sobre ele aqui

E o S@T CF-e? O que fazer com esse projeto que parece que vai ficar só em São Paulo? Nós escevemos um post sobre qual a posição que o desenvolvedor deve tomar frente a esse projeto. Leia mais aqui .