Muito tem sido comentado sobre a Hora do Planeta e sua real consequência positiva para a redução do aquecimento global. Apagar as luzes por uma hora é apenas o início. Na verdade, é um estímulo para que as pessoas pensem em como podem adequar aquilo para seu dia-a-dia. É como uma aula experimental de academia. Nada vai resolver se você for apenas naquela aula e não voltar mais, mas já é um primeiro passo. É um trabalho formiguinha, em que cada um exerce seu papel, faz a sua parte e, com a colaboração de muitos, é possível chegar a um resultado tangível.

Como ser sustentável no ambiente de trabalho

Já que pequenas ações diárias podem promover grandes mudanças, a dica é começar pelo ambiente de trabalho, já que a maior parte do tempo diário é gasto nele. Atitudes sustentáveis, além de contribuir com o ecossistema, reduzem os custos da empresa.

Seguem 10 dicas de como ser sustentável dentro da empresa:

  1. Imprima o essencial e, sempre que possível, utilize frente e verso da folha.
  2. Desligue os equipamentos e lâmpadas na saída da empresa e na hora do almoço, inclusive o stand-by.
  3. Use protetor e fundo de tela em opções mais escuras. A iluminação clara no monitor gasta mais energia.
  4. Notebooks gastam menos energia que computadores de mesa.
  5. Dê caronas a colegas que moram próximos.
  6. Evite o uso de lixeiras pessoais. A preocupação com a separação de lixo reduz, jogando todos os materiais em um único cesto.
  7. Troque copos de plástico por copos de vidro ou canecas.
  8. Cuide dos   cartões de visita. Use apenas quando necessário e, se possível, faça em papel reciclado.
  9. Evitar o uso do papel, trocando ao máximo para o meio eletrônico.
  10. O maior passo é calcular, aproximadamente, a emissão de carbono gerada pela empresa, compensando com outras atitudes, como o plantio de árvores.

TecnoSpeed participa mais uma vez da Hora do Planeta

Pelo segundo ano consecutivo a TecnoSpeed participa da Hora do Planeta. A intenção é fomentar a consciência coletiva de redução de desperdício, a fim de chegar a um resultado positivo para a preservação ambiental. Além de participar da Hora do Planeta, no sábado, a empresa divulga em portais internos a importância da data e seu simbolismo, convidando os colaboradores a participarem da ação também.

Juntamente com essa ação, que é pontual, a empresa realiza ações diárias de redução de desperdício, além da separação do lixo, com o programa de organização interno 5S, que exige a participação de todos os colaboradores. Os auditores do programa são colaboradores da própria empresa, que se tornam avaliadores dos ambientes de trabalho.

No ano passado, foi feito o   TecnoDescarte , coordenado pelos próprios colaboradores, realizando o descarte de produtos eletrônicos inutilizados da empresa e dos próprios colaboradores, que foram transportados de casa para a empresa para que fosse dada a destinação correta.

TecnoDescarte: TecnoSpeed coleta lixo eletrônico dos colaboradores

TecnoSpeed TI

"Mais software, menos esforço."