A Sefaz de São Paulo divulgou um alerta aos contribuintes emitentes do varejo do estado sobre uma manutenção preventiva nos webservices da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e):

Informamos que no dia 23 de julho de 2017 das 06h:00m das 15h:00m o Sistema da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) passará por manutenções preventivas, podendo assim apresentar momentos de intermitência ou indisponibilidade.

Contingência

Em São Paulo, a NFC-e existe como alternativa ao  CF-e SAT . Em situações de impossibilidade de emissão da NFC-e, o contribuinte pode emitir CF-e através do equipamento SAT.

Nos casos em que a impossiblidade é causada por problemas ou manutenções nos próprios webservices da Sefaz, nos quais o emitente não estiver com problemas na internet, poderá optar por emitir através da contingência EPEC .

34.  Como funciona a contingência EPEC-NFC-e?

O contribuinte deverá transmitir o evento para o ambiente de contingência da própria SEFAZ/SP com as informações principais da NFC-e, conforme leiaute especificado na NT2014.002. Após receber o protocolo do evento, o contribuinte poderá emitir o DANFE-NFC-e contendo a expressão “DANFE NFC-e impresso em contingência - EPEC regularmente recebido pela administração tributária autorizadora”. Dentro do prazo de 168 horas, deverá transmitir o arquivo completo da NFC-e para o ambiente normal da SEFAZ/SP.