A cidade de Maringá no Paraná, se consolida a cada dia como um grande polo de Tecnologia da Informação do país. Uma prova disso, é a quantidade de empresas da cidade, que foram premiadas no último GPTW (Great Place To Work). Foram nada mais nada menos do que 5 empresas entre as 100 melhores para se trabalhar no país.

A Software By Maringá, visando promover uma maior participação das empresas nos próximos anos, promoveu uma visita em cada uma das empresas vencedoras deste ano, para que houvesse um compartilhamento de conhecimento sobre as áreas analisadas pelo GPTW. A segunda empresa a ser visitada foi a  Tecnospeed, que conquistou o primeiro lugar no Paraná e a décima segunda do Brasil.

 

Se você não teve a oportunidade de participar desta visita, poderá entender um pouco do que foi tratado lendo um pequeno resumo de como a Tecnospeed trabalha as 9 áreas do GPTW: 

1 - Contratar e Receber

Nesse aspecto, a TecnoSpeed tem o destaque de realizar a seleção e contratação por valores e não por competências, como a maioria das empresas. Os novos colaboradores, são selecionados de acordo com o alinhamento dos valores pessoais com os valores da empresa, entendendo que competências técnicas podem ser ensinadas ao longo do tempo e isso não é o fator principal.

No quesito receber, temos integrações organizacionais, apresentação do novo colaborador, treinamentos e integrações setoriais, com destaque para o programa de apadrinhamento, onde um colaborador é "adotado" por um colaborador mais experiente que vai lhe auxiliar até que este esteja completamente integrado a empresa como um todo.

2 - Inspirar

Desde a entrada na empresa, todos os colaboradores recebem cartas de boas vindas e constantes incentivos e feedbacks através do portal interno. Sejam na forma de parabenizações e oportunidades, transparência com indicadores e também com práticas de desenvolvimento pessoal como o BSC pessoal.


3 - Falar

Na Tecnospeed, todos os colaboradores tem voz e tem vez. Seja na prática de dar sugestões, de fazer observações, reclamações e também em sugerir inovações.

Além do portal interno, onde a comunicação é realizada diariamente e estão presentes todos os membros da empresa, através da cultura empresarial e dos nossos valores, nós incentivamos os colaboradores a não terem medo de falar ou errar.(...) Continue lendo.