Conhecido como Validador ou também Auditor Fiscal, a ferramenta gratuita disponibilizada pela Tecnospeed busca no XML de uma Nota Fiscal Eletrônica, erros decorrentes de uma má formação da estrutura do arquivo ou preenchimento incorreto das informações exigidas pela SEFAZ para emissão do documento. Assim, simplifica o trabalho do faturista na hora de corrigir e encontrar erros em um arquivo digital, além de reduzir a possibilidade de passivos fiscais, sem que ele precise conhecer a fundo as regras de validação do servidor do fisco.

Essa é a semana da NFe 3.10, com o lançamento do novo Validador e o Webinar “ Tudo sobre NFe 3.10 ”, que acontece nessa sexta feira, às 10h da manhã.

 

O Validador da Tecnospeed

Disponível gratuitamente no link www.validadornfe.tecnospeed.com.br , a ferramenta fica à disposição para o desenvolvedor, faturista ou contabilista que pode utilizar quanto quiser sem restrições. Basta colar o XML de uma Nota Fiscal no campo em branco e Validar. Há também alguns exemplos de Notas com problemas para testar as funcionalidades da ferramenta.

Dentre todas as possibilidades, o Validador Tecnospeed ajuda o usuário a realizar migrações e testar seus sistemas, por exemplo, você pode estar desenvolvendo uma solução nova para emissão de NFe ou realizando alterações e precisa saber se o XML que está sendo construído é válido ou se está de acordo com a legislação.

Um momento oportuno para utilizá-lo é com a nova versão da NFe, modelo 3.10 que vem substituir o modelo 3.00 em abril. Conforme regra da SEFAZ, a partir de 01 de abril de 2015 os servidores passarão a rejeitar documentos no modelo antigo.

Portanto, a Tecnospeed disponibiliza mais essa facilidade para o desenvolvedor testar as novas mudanças que estão por vir.

Caso já seja um cliente de Componente NFe ou Manager e-doc da Tecnospeed, essa funcionalidade está disponível em sua versão e você pode o integrar diretamente com o ERP do cliente, colocando esse método de validação á disposição de todos os clientes e de maneira automática, sem precisar acessar sempre o site do Validador.

Funciona de maneira bem simples, é só integrar um método de AuditarXML no sistema e pronto, a tecnologia já está à disposição do ERP para ser utilizada.

 

Nova versão do Validador

Esta semana a Tecnospeed está está lançando uma nova versão do Validador , que já está no ar e disponível para todos utilizarem gratuitamente no mesmo endereço. Com um layout mais moderno, fácil de usar e já adaptado com as regras da NFe 3.10, que entra em vigor em 01 de  abril de 2015, agora está mais fácil de usar e mais rápido.

 

Indo além das regras da SEFAZ

Alguns anos atrás a Tecnospeed desenvolveu uma solução própria, que chamamos de suíte de testes de servidores, onde o objetivo foi verificar junto aos webservices das mais diferentes Secretarias da Fazenda do país, como era o retorno das rejeições e quais as validações que estavam sendo feitas quando um XML era enviado e autorizado.

O resultado desses testes foi que existiam regras de validação dos documentos fiscais eletrônicos que não estavam sendo validadas, ou seja, o sistema, não é livre de erros e muitas regras passavam desapercebidos pelo sistema autorizador. Isso significa que não é possível confiar 100% nos sistemas, quando o assunto é uma aplicação que envia uma grande quantidade de notas para os servidores.

Outro ponto importante é que o sistema autorizador não valida todas as regras e informações que podem gerar passivos fiscais para a empresa. Ou seja, o fisco autoriza Notas Fiscais mesmo que elas estejam preenchidas incorretamente ou em desacordo com a legislação, porque a responsabilidade de gestão e envio dos documentos é inteiramente do contribuinte. Por exemplo, alguns servidores autorizam uma nota enviada em contingência mesmo após o prazo, porém esse documento fica registrado como um passivo fiscal para a empresa.

 

Entregando mais valor aos clientes

Não é simples conseguir entregar novas funcionalidades para o cliente e que resolva seus problemas do dia a dia e reduza o esforço eu suas tarefas, sejam elas as mais comuns como emitir uma nota. Mas se você contar com parceiros de negócio que lhe auxiliem nessa empreitada, o caminho fica muito mais simples.

O desenvolvedor de software, integrando o Auditor que vem com o Componente NFe a sua solução, consegue disponibilizar uma funcionalidade a mais no seu sistema e pode ainda economizar uma quantia enorme de dinheiro do seu cliente que ele pagaria em multas e passivos decorrentes de erros na emissão de Notas (sem contar a dor de cabeça). Tudo isso utilizando uma funcionalidade já integrada que simplifica o processo, uma ferramenta exclusiva da Tecnospeed.

Para saber como fazer isso na prática, assista o  webinar sobre NFe 3.10 e aprenda tudo sobre esse novo modelo de documento.

Mais sobre NFe e todos os outros documentos fiscais eletrônicos, participe do VI TecnoUpdate e fique por dentro de tudo o que está por acontecer no universo fiscal.