O que é API?

É muito provável que você, desenvolvedor de softwares, já tenha no mínimo ouvido falar sobre APIs ( Application-Programming Interface ). São conjuntos de instruções, rotinas e padrões de programação utilizadas para que se possa acessar um aplicativo existente na internet.

Utilizando esta tecnologia, você poderá fazer com que seu software se comunique com outro software, contanto que o mesmo disponibilize o acesso para você ou seja aberto, obtendo acesso às funcionalidades e rotinas e podendo receber e enviar informações para esta API.

Essa tecnologia afeta o dia-a-dia das pessoas e das empresas de maneira discreta, porém constante. Assim como ocorreu com a indústria há décadas, o desenvolvimento de softwares deixou de ser centralizado . Um mesmo software poderá conter inúmeras "peças" de software desenvolvidas por outras empresas, consumindo diferentes APIs para diferentes necessidades.

Um novo mercado

Embora existam diversas APIs abertas para que qualquer pessoa utilize, a maioria delas possui algum modelo comercial, permitindo seu consumo apenas mediante pagamento. Sendo assim, o desenvolvimento de APIs é uma das possibilidades de projeto comercial para os desenvolvedores.

Desenvolver APIs, porém, é muito diferente do desenvolvimento de projetos tradicionais e centralizados, pois deve-se levar em conta fatores como  modelo de autenticação e segurança . Além disso, possui uma série de boas práticas específicas das APIs.

Aprenda a consumir e/ou desenvolver APIs da melhor forma possível

Nós da TecnoSpeed temos explorado bastante estas tecnologias, e queremos, como de costume, compartilhar nosso conhecimento com toda a comunidade de desenvolvedores.

Vamos realizar um Webinar Gratuito no dia 29/09/2017 , às 10h da manhã no horário de Brasília, ensinando boas práticas no uso e no desenvolvimento de APIs!

Clique no banner abaixo e inscreva-se!