A SEFA/MG publicou em seu portal SPED MG, uma parada programada de servidores para hoje dia 29 de junho de 2018, começando às 19h até às 7h da manhã do dia 02 de julho de 2018, segunda feira.

Acesse a página do portal: http://www.sped.fazenda.mg.gov.br/


Normalmente, as paradas programadas de Minas Gerais afetam os webservices da NF-e. Porém, nesse caso a SEFA/MG não deixa claro quais servidores serão interrompidos, nem qual o motivo da parada programada. Apenas publica as datas e horários, tornando a informação incompleta para nós desenvolvedores de software.

Portanto, nós da Tecnospeed não sabemos se haverá algum prejuízo na comunicação com algum documento fiscal específico e até mesmo se de fato será afetado algum webservice ou então a parada acontecerá em algum serviço interno da SEFA/MG.

Na dúvida, recomendamos que o desenvolvedor monitore à partir das 19h de hoje a disponibilidade dos servidores estaduais dos documentos fiscais eletrônicos vigentes em Minas Gerais e que o seu sistema emite, acessando os Portais de cada um dos documentos fiscais eletrônicos.

Acesse os portais nacionais de disponibilidade dos webservices:

Lembrando que nesse caso, a emissão dos documentos fiscais passam a ser em contingência até a retomada dos servidores.

Atualização:
Agora às 18h, os servidores da SEFAZ de NF-e já apresentam sinal amarelo no Portal da NF-e, indicando instabilidade e falha na comunicação.