Devido a atualização do protocolo de comunicação exigido pelos webservices dos documentos fiscais NF-e , NFC-e , CT-e , CT-e OS e MDF-e , a partir de suas respectivas atualizações, não será mais possível emitir esses documentos em computadores com os sistemas operacionais Windows XP e Windows Server 2003.  

 

Protocolo TSL 1.2

Este problema ocorre devido a incompatibilidade destes sistemas operacionais com o Protocolo de Comunicação TSL 1.2, que passará a ser exigido pelos webservices das Sefaz. Com esta exigência, não será mais permitida a comunicação via Protocolo SSL .

Os motivos para esta mudança estão amplamente documentados na internet, relacionados à falta de segurança comprovada no uso do Protocolo SSL.

 

Quando?

Para o CT-e, CT-e OS e MDF-e, os webservices podem recusar emissões via Protocolo SSL a partir do dia 2 de abril de 2018 .

Já no caso da NF-e e da NFC-e, o Protocolo TSL se torna obrigatório a partir de julho de 2018 .

 

Como resolver?

Os sistemas operacionais Windows Server 2003 e Windows XP não tem acesso à atualização do Internet Explorer que libera o Protocolo TSL 1.2. Também não existem soluções alternativas para o problema.

Sendo assim, existem duas possibilidades:

  1. Substituir o sistema operacional de todos os computadores emitentes de NF-e, NFC-e, CT-e, CT-e OS e MDF-e dos seus clientes.

  2. Realizar a emissão destes documentos a partir de uma API em nuvem, como o Manager SaaS .