O banco de dados embarcado surgiu para aplicações pequenas nas quais precisamos utilizar um banco de dados mas não queremos instalar um SGBD junto com o produto para executá-lo.

Um banco muito conhecido e eficiente é o Apache Derby, desenvolvido completamente em Java. Por isso é uma excelente opção para aplicações portáveis criadas tambem em Java, como o produto da Tecnospeed Manager Neverstop .

Portanto para este tutorial utilizamos o banco de dados do Manager Neverstop para dar os exemplos de manipulação do banco de dados Derby Embarcado.

 

Primeiramente para manipular o banco de dados utilizaremos um SQL Client chamado Squirrel . O download pode ser encontrado aqui .

O Squirrel, também é um produto desenvolvido inteiramente em java e suporta além do Derby, vários outros bancos de dados, por isso é altamente recomendado.

 

Após instalar o Squirrel, siga os passos abaixo:

 

Para abrir o Squirrel, entre na pasta raiz de instalação e execute o .bat squirrel-sql.bat.

 

Agora precisamos configurar o Driver do banco de dados Derby Embarcado. Para isso clique em Drivers no menu lateral esquerdo, clique com o botão direito em Apache Derby Embedded e em seguidar clique em Modify Driver .

 

 

Seleciona a aba Extra Class Path e clique em Add para adicionarmos o driver do Derby que está em anexo neste post.

 

Selecione o arquivo e clique em OK .

Após este passo é possível perceber que o nosso driver está com o ícone de ok.

 

Agora vamos configurar a conexão com o banco de dados.

 

Para conectar-se ao banco basta clica no ícone de “+” no canto superior esquerdo.



 

Preencha o name para identificar o banco de dados e selecione o driver do Derby como mostra a imagem abaixo.

 

No campos URL deve-se informar o caminho para o banco de dados. Quando é um banco de dados embarcado nós temos que configurar o diretório em que se encontra o banco de dados. No exemplo abaixo iremos utilizar o diretório padrão de instalação do banco de dados do Manager Neverstop. A URL deverá ficar da seguinte forma:

 

jdbc:derby:C:\Arquivos de programas\ManagerNeverStop\resources\database\NeverStopDB

Após isso precisamos preencher o User Name e o Password, que no caso do Manager Neverstop por padrão são admin/admin.

Após estas configurações a tela deve ficar desta forma.

 

Após isso clique em Test e em seguida em Connect e deverá aparecer uma mensagem dizendo que a conexão foi realizada com sucesso.

 

Pronto, agora podemos clicar em OK e em seguida conectar no banco de dados do Manager Neverstop.

 

IMPORTANTE: Como o Derby é um banco de dados embarcado, ele só permite uma conexão por vez, portanto sempre que for tentar se conectar em um banco embarcado, tenha certeza que nenhuma outra aplicação esteja conectada neste banco.


 

Seguem agora algumas dicas para utilização do Squirrel.

 

Para executar comandos SQL basta clicar na aba SQL e aplicar os comandos

 

Para navegar sobre as tabelas e esquemas basta acessar pela treeview do menu lateral esquerdo como mostra a imagem abaixo

 

Arquivos para download