Parece atrativo pra todo mundo ter mais horas no seu dia né? Poder desenvolver mais um projeto, tirar um tempo a mais pra descansar, fazer um exercício físico, passar mais tempo com a família. E se eu disser que com alguns truques simples, com pouco tempo investido você pode ter mais tempo no seu dia?

Para começar, leia este artigo que fala com detalhes sobre dar o primeiro passo.

O segundo passo se refere à organização .

Vamos à algumas dicas!

  1. Listar

    Você acorda, lembra que precisa enviar um e-mail para o chefe, resolver as pendências do dia anterior, levar o cachorro pra passear, tem o aniversário do amigo a noite, o almoço com a namorada/o, um relatório pra entregar e uma reunião que você ainda não sabe por que foi chamado. Imagina desenvolver e ainda lembrar de todas essas tarefas? Invariavelmente alguma coisa vai acabar sendo prejudicada.
  2. Priorizar

    Mais do que listar, é importante priorizar as tarefas que você precisa fazer. Fazer listas inúteis que não são usadas não resolvem o problema.Quando você não lista as atividades do dia, você não faz tudo o que precisa. Se você não prioriza o que precisa fazer, você faz o que não é necessário e o que precisava fazer no dia, acaba não fazendo.
  3. Delegar

    As pessoas não delegam por medo de perderem o seu cargo (vai que o outro faz melhor que você?), por não confiarem nas pessoas com quem trabalham ou ainda por pura preguiça de ensinar o trabalho que precisa ser feito para uma outra pessoa. Mas delegar é uma atividade chave que tem o poder de liberar a tua agenda e muitas vezes o desenvolvimento de outras pessoas (já que elas recebem um “voto de confiança” ao realizar outras atividades).
  4. Planejar Reuniões

    Tem uma reunião agendada? Exija pauta. Muitas vezes as reuniões não são produtivas por falta de planejamento, por ter pessoas demais e que normalmente não são necessárias. Você vai marcar uma reunião? Elabore uma pauta, incluindo tempo médio estimado para cada tópico. Utilize ainda a função das agendas ao fazer um convite e marque as pessoas que são essenciais para a reunião e aquelas que são optativas. Assim você deixa sua reunião mais produtiva e não toma tempo desnecessário de quem não precisa realmente estar nela.

É importante entender que não é possível, nem saudável controlar todo o teu tempo. Todos os dias temos tarefas não planejadas, acontecem imprevistos e isso é inevitável. Mas fazer as coisas à medida que elas aparecem é ficar refém das demandas, não se concentrar no que realmente importa e transformar todas as suas tarefas em urgentes.  É assim que se trabalha depois do expediente, que se perde o final de semana trabalhando, que se fica sempre cansado, stressado e sem tempo.

Por isso, organizar e priorizar o tempo é a chave para ganhar mais horas no seu dia. É aprender a ter foco, e fazer o que é realmente importante para a sua vida e o seu trabalho.