A Tecnospeed em 2014 recebeu diversos prêmios que reconheceram a gestão da empresa como organização que caminha constantemente em busca da excelência. Com muito orgulho, publicamos esse artigo , que conta um pouco mais de como foram nossas conquistas.

Conseguir atingir maturidade em gestão não é uma tarefa fácil. São anos de um trabalho de longo prazo em busca de organização de processos, melhoria contínua e aplicação de conceitos de qualidade. Atualmente na Tecnospeed, são diretrizes de trabalho que fazem parte da nossa estratégia e da nossa razão de existência, impactando o dia a dia de todos os nossos colaboradores, do desenvolvimento ao marketing.

Para que toda a empresa esteja alinhada com esse propósito, é preciso que esse assunto esteja permanentemente nos planos estratégicos da empresa, com indicadores e metas, assim como o desenvolvimento ou o comercial tem seus números. Assim como diz Robert Kaplan e David Norton, professores americanos que criaram a ferramenta Balanced Scorecard, se você não tiver bons processos e qualidade no que faz, dificilmente irá satisfazer seus consumidores. Há uma relação de causa e efeito entre uma gestão excelente e clientes satisfeitos que a própria metodologia explica de maneira muito clara.

E isso fica muito claro para toda a equipe.

Uma das formas de colocar a excelência em gestão na estratégia é a constante busca por premiações. Elas tem um papel fundamental nas estratégias de qualidade por vários motivos. Um deles é que a maioria delas sempre oferece, ao final do processo, um relatório de feedback que é um diagnóstico da gestão da organização, que posiciona a empresa de acordo com um Modelo de Exelência e compara o seu desempenho com outras organizações do mercado. Com esse relatório em mãos, é bem mais fácil traçar iniciativas de melhoria e pensar melhor nas estratégias.

Outra vantagem de participar de premiações, é o compromisso com uma meta que é criado junto com toda a equipe e principalmente com o setor de qualidade. Muitas vezes é difícil de mensurar de onde vem os resultados da implantação de boas práticas de gestão e os responsáveis ficam sem ter um feedback claro se aquilo que foi feito realmente trouxe um resultado positivo. É difícil mensurar se um número maior no comercial, por exemplo, é decorrente de uma prática implantada no setor ou se foi decorrente de uma movimentação diferente do mercado. Portanto, o próprio setor de qualidade e processos tem dificuldades em definir suas metas em números claros, como um volume de vendas para o comercial.

Os prêmios dizem para a empresa se ela está evoluindo ou não em gestão, fornecendo um feedback completo para o setor de qualidade sobre seu trabalho. Assim, as pessoas tem insumos para continuar trabalhando em melhorias em seus projetos futuros.