Com a crescente oferta de produtos e concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas, estas precisam procurar diferenciais e entender cada vez melhor o seu consumidor e o perfil que este tem assumido na atualidade.

Se antes o foco era a necessidade que o produto supria, hoje em dia o foco é a fidelização dos clientes através da marca . A imagem da empresa passa a importar muito mais quando procura-se a identificação entre consumidores e marca. Desta forma, além de suprir a necessidade do consumidor, a empresa procura estar em contato com os seus clientes através das redes sociais e criar empatia com a marca, sendo um dos mecanismos a divulgação de ações de sustentabilidade implementadas pela organização.

Se antes o conceito de sustentabilidade estava diretamente relacionado à responsabilidade socioambiental, hoje este tomou proporções generalizadas, sendo referência ao equilíbrio entre as necessidades e a utilização dos recursos disponíveis de forma a garantir a sua continuidade. Desta forma, a sustentabilidade hoje está ligada ao desenvolvimento de pessoas, empresas e comunidade.

Um programa de sustentabilidade deve comtemplar todas estas perspectivas e principalmente, estar alinhada à estratégia da empresa. É importante levar em consideração o foco da empresa, e a realização de ações que auxiliem a empresa a atingir a sua visão aproveitando as suas principais qualidades, diminuindo assim o seu esforço para alcançar os objetivos propostos.

 

Como implementar?

Para começar, é importante definir quem são as partes interessadas: os seus colaboradores, quais comunidades vizinhas, o perfil do seu cliente.  Definindo os interessados, as necessidades destes devem ser destacadas.

Ou seja:

  • O que é importante para os meus colaboradores? Equilibrar vida pessoal e profissional? Oportunidade de desenvolvimento na carreira? Autonomia?

  • De que forma eu posso ajudar a comunidade vizinha? Eles precisam de capacitação? De arrecadações? De programas sociais?

  • Como posso aumentar a identificação do meu cliente com a marca? Transparência com processos? Realização de ações?

Estas são algumas perguntas que podem ser realizadas para descobrir as necessidades das partes interessadas. A partir das necessidades, é necessário alinhá-las à estratégia e elaborar planos de ação para implementação das ideias.

O acompanhamento dos planos é primordial, a periodicidade de acompanhamento deve ser definida com base no perfil da empresa e dos prazos estipulados para cada ação, que além de prazo deverá ter meta e responsável definidos.

Como qualquer estratégia de sucesso, o programa de sustentabilidade da empresa deve ser planejado, implementado, medido e ainda divulgado . Um programa bem estruturado aumenta a visibilidade da marca , melhora a satisfação dos colaboradores diminuindo a taxa de rotatividade , e fideliza mais clientes através da identificação destes com a organização .