A NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor eletrônica) é o documento utilizado para vendas ao consumidor final, contendo mais vantagens e facilidades do antigo documento para esse fim (Cupom Fiscal).
A NFC-e tem as seguintes vantagens em relação ao Cupom Fiscal:

  • Não necessita a aquisição de EFC(Emissor de Cupom Fiscal), a qual tem um alto valor de aquisição e manutenção.
  • Possibilidade de vendas móveis, facilitando em caso de ações externas em comércios, promovendo a emissão rápida e fácil do documento fiscal em celulares e tablets.
  • Possibilita ao cliente ter acesso aos dados da compra online, via QR CODE
  • Economia de papel, com possibilidade de ser enviada por e-mail, não necessitando a impressão.

Visando todas essas melhorias, foi decretada a obrigatoriedade gradativa deste documento (Exceto o estado de Santa Catarina), criando uma demanda muito grande para emissores de NFC-e, abrindo assim um grande mercado a ser explorado pelas empresas de software de todo o Brasil.
Muitos empresários viram a emissão de NFC-e como carro-chefe para um startup de sucesso, visando documentos e soluções fiscais para seus cliente, oferecendo cada vez mais softwares bem elaborados,  que facilitam as vendas, reduzem custos operacionais e facilitam gerenciamento de caixa, tendo disponível totalmente online todos as emissões do estabelecimento. E então que começou a ser uma obrigatoriedade, passou a ser uma melhor opção, tanto para clientes como para contratantes do software

Abaixo temos o depoimento de dois usuários das soluções fiscais da TecnoSpeed :

Alan Felipe Franchin  ( Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva - Unidade Auto Posto ):
”A vantagem do NFC-e é já sair as informações do cliente quando o CPF é informado, facilitando a identificação. Apresenta menos problemas operacionais que o antigo ECF, com as informações que a SEFAZ gera, como o código QR, pelo celular os clientes tem como consultar a compra que fizeram via internet, isso passa uma transparência enorme, se todos os clientes fossem conscientes, acabaríamos com a sonegação.”


Victor Gheraldy  ( Cooperativa Agroindustrial Nova Produtiva - Unidade Auto Posto ):
"Eu uso todo dia no trabalho, é mais rápido que uma NFe, trás benefícios pelos retornos como nota Paraná e a chance de concorrer a prêmios pela loteria federal. O que os clientes também gostam do NFC-e é a forma com o que o produto que ele comprou sai discriminado, contendo todas as informações sobre os impostos, assim o consumidor sabe realmente quanto está pagando pelo produto"